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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
Enfermagem (22005013002P0)
CARTILHA SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SEPSE E CHOQUE SÉPTICO BASEADA NO MODELO CONCEITUAL DE MYRA LEVINE
DEBORAH ALBUQUERQUE ALVES MOREIRA
DISSERTAÇÃO
29/01/2021

MOREIRA, Déborah Albuquerque Alves. Cartilha sobre a assistência de enfermagem ao paciente com sepse e choque séptico baseada no modelo conceitual de Myra Levine. 2021. 90f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem – PMAE), Universidade Regional do Cariri, Crato, 2021. A equipe de enfermagem ainda encontra dificuldades em relação a exercer seu papel fundamental como primeira linha de atendimento no que diz respeito ao reconhecimento precoce e a implementação de intervenções específicas que visem a otimização do tratamento, a prevenção de eventuais complicações e a redução das taxas de morbidade e mortalidade relacionadas à sepse. Desta forma, esse reconhecimento e as intervenções ainda são fenômenos ou problemas de um objeto a ser investigado. Assim o uso de uma teoria subsidiará o alcance do objeto desta investigação que tem como objetivo desenvolver uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, que auxilie o enfermeiro durante o atendimento de pacientes com sepse e/ou choque séptico baseada no modelo conceitual de Myra Levine. Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão integrativa da literatura, construção da tecnologia educativa e validação da tecnologia educativa. O processo de construção levou em consideração os resultados da revisão integrativa da literatura, as informações contidas nas diretrizes da Campanha Sobrevivendo à Sepse e dois dos quatro princípios de conservação propostos pelo modelo conceitual de Myra Levine. A validação se deu através de 15 juízes selecionados pela amostragem em bola de neve, por meio de um questionário de caracterização dos juízes e um instrumento adaptado de Oliveira (2016) referente à avaliação do conteúdo e aparência da cartilha. Os dados foram compilados, processados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0 e apresentados sob a forma de quadros e tabelas. Foi utilizado o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) maior que 0,78 para verificar a relevância/representatividade dos itens analisados pelos juízes. Utilizou-se a taxa de concordância entre os juízes com o intuito de analisar o índice de adequação dos domínios propostos através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), com nível de significância de 5%. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri e aprovado sob CAAE 30086220.8.0000.5055. Após a validação, a cartilha educativa apresentou pertinência em relação ao seu conteúdo e aparência no que se refere aos aspectos que compunham o instrumento de coleta de dados: objetivos, estrutura e avaliação e relevância. Para todos os grupos de avaliação todos os critérios demonstraram-se satisfatórios, sendo descritos respectivamente para os três grupos o I-CVI: 0,91, 0,98 e 0,98, S-CVI 0,91, 0,98 e 0,98. No que se refere ao Índice de Correlação Intraclasse (ICC), a cartilha demonstrou-se válida pelos juízes através do ICC global de 0,877 (IC: 0,765-0,951). A participação dos juízes tornou, portanto, válido o conteúdo e a aparência da cartilha educativa conforme evidenciado pelo cálculo do IVC > 0,78. A versão final da cartilha contou com 25 páginas no formato A5, configuradas em orientação retrato e distribuídas da seguinte forma: elementos pré-textuais (capa, ficha catalográfica, apresentação e sumário), elementos textuais (conteúdo) e elementos pós-textuais (pós-teste, referências, realização).

Sepse;Choque Séptico;Cuidados de Enfermagem;Estudo de Validação;Tecnologia Educacional.
MOREIRA, Déborah Albuquerque Alves. Primer on nursing care for patients with sepsis and septic shock based on Myra Levine's conceptual model. 2021. 90f. Dissertation (Academic Master's Program in Nursing - PMAE), Universidade Regional do Cariri, Crato, 2021. The nursing team still finds it difficult to exercise its fundamental role as the first line of care with regard to early recognition and the implementation of specific interventions aimed at optimizing treatment, preventing possible complications and reducing rates of sepsis-related morbidity and mortality. Thus, this recognition and interventions are still phenomena or problems of an object to be investigated. Thus, the use of a theory will subsidize the scope of the object of this investigation that aims to develop an educational technology, of the booklet type, that helps the nurse during the care of patients with sepsis and / or septic shock based on the conceptual model of Myra Levine. Methodological study carried out in three stages: integrative literature review, construction of educational technology and validation of educational technology. The construction process took into account the results of the integrative literature review, the information contained in the guidelines of the Surviving Sepsis Campaign and two of the four conservation principles proposed by Myra Levine's conceptual model. The validation took place through 15 judges selected by snowball sampling, through a questionnaire to characterize the judges and an instrument adapted from Oliveira (2016) regarding the evaluation of the content and appearance of the booklet. The data were compiled, processed and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program, version 21.0 and presented in the form of tables and tables. The Content Validity Index (CVI) greater than 0.78 was used to verify the relevance / representativeness of the items analyzed by the judges. The agreement rate between the judges was used in order to analyze the adequacy index of the domains proposed through the Intraclass Correlation Coefficient (ICC), with a significance level of 5%. The project was submitted to the Research Ethics Committee of Universidade Regional do Cariri and approved under CAAE 30086220.8.0000.5055. After validation, the educational booklet was pertinent in relation to its content and appearance with regard to the aspects that comprised the data collection instrument: objectives, structure and evaluation and relevance. For all evaluation groups, all criteria were satisfactory, with the I-CVI being described for the three groups: 0.91, 0.98 and 0.98, S-CVI 0.91, 0.98 and 0 , 98. With regard to the Intraclass Correlation Index (ICC), the booklet proved to be valid by the judges through the global ICC of 0.877 (IC: 0.765-0.951). The participation of the judges, therefore, made the content and appearance of the educational booklet valid, as evidenced by the calculation of the CVI> 0.78. The final version of the booklet had 25 pages in A5 format, configured in portrait orientation and distributed as follows: pretextual elements (cover, catalog, presentation and summary), textual elements (content) and posttextual elements (post -test, references, realization).
Sepsis;Septic Shock;Nursing Care;Validation Study;Educational Technology
1
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CUIDADO DE ENFERMAGEM E SAÚDE
CUIDADO DE ENFERMAGEM E SAÚDE NAS DIFERENTES FASES DO CICLO VITAL
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SEPSE OU CHOQUE SÉPTICO.

Banca Examinadora

MARIA CORINA AMARAL VIANA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES Docente - PERMANENTE
MARIA CORINA AMARAL VIANA Docente - PERMANENTE
EGLIDIA CARLA FIGUEIREDO VIDAL Participante Externo
ROBERTO CARLOS LYRA DA SILVA Participante Externo
EDILMA GOMES ROCHA CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
WONESKA RODRIGUES PINHEIRO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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