MOREIRA, Déborah Albuquerque Alves. Cartilha sobre a assistência de enfermagem ao
paciente com sepse e choque séptico baseada no modelo conceitual de Myra Levine. 2021.
90f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem – PMAE), Universidade
Regional do Cariri, Crato, 2021.
A equipe de enfermagem ainda encontra dificuldades em relação a exercer seu papel fundamental
como primeira linha de atendimento no que diz respeito ao reconhecimento precoce e a
implementação de intervenções específicas que visem a otimização do tratamento, a prevenção de
eventuais complicações e a redução das taxas de morbidade e mortalidade relacionadas à sepse.
Desta forma, esse reconhecimento e as intervenções ainda são fenômenos ou problemas de um
objeto a ser investigado. Assim o uso de uma teoria subsidiará o alcance do objeto desta
investigação que tem como objetivo desenvolver uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, que
auxilie o enfermeiro durante o atendimento de pacientes com sepse e/ou choque séptico baseada
no modelo conceitual de Myra Levine. Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão
integrativa da literatura, construção da tecnologia educativa e validação da tecnologia educativa.
O processo de construção levou em consideração os resultados da revisão integrativa da
literatura, as informações contidas nas diretrizes da Campanha Sobrevivendo à Sepse e dois dos
quatro princípios de conservação propostos pelo modelo conceitual de Myra Levine. A validação
se deu através de 15 juízes selecionados pela amostragem em bola de neve, por meio de um
questionário de caracterização dos juízes e um instrumento adaptado de Oliveira (2016) referente
à avaliação do conteúdo e aparência da cartilha. Os dados foram compilados, processados e
analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0 e
apresentados sob a forma de quadros e tabelas. Foi utilizado o Índice de Validade do Conteúdo
(IVC) maior que 0,78 para verificar a relevância/representatividade dos itens analisados pelos
juízes. Utilizou-se a taxa de concordância entre os juízes com o intuito de analisar o índice de
adequação dos domínios propostos através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), com
nível de significância de 5%. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em
Pesquisa da Universidade Regional do Cariri e aprovado sob CAAE 30086220.8.0000.5055.
Após a validação, a cartilha educativa apresentou pertinência em relação ao seu conteúdo e
aparência no que se refere aos aspectos que compunham o instrumento de coleta de dados:
objetivos, estrutura e avaliação e relevância. Para todos os grupos de avaliação todos os critérios
demonstraram-se satisfatórios, sendo descritos respectivamente para os três grupos o I-CVI: 0,91,
0,98 e 0,98, S-CVI 0,91, 0,98 e 0,98. No que se refere ao Índice de Correlação Intraclasse (ICC),
a cartilha demonstrou-se válida pelos juízes através do ICC global de 0,877 (IC: 0,765-0,951). A
participação dos juízes tornou, portanto, válido o conteúdo e a aparência da cartilha educativa
conforme evidenciado pelo cálculo do IVC > 0,78. A versão final da cartilha contou com 25
páginas no formato A5, configuradas em orientação retrato e distribuídas da seguinte forma:
elementos pré-textuais (capa, ficha catalográfica, apresentação e sumário), elementos textuais
(conteúdo) e elementos pós-textuais (pós-teste, referências, realização).