• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ANTROPOLOGIA (31003010031P7)
O Grupo de Estudos Braulio Goffman no Rio de Janeiro: movimento político-religioso e reconfiguração da tradição no candomblé
TANIA DE SOUZA FERNANDES
TESE
30/11/2020

Esta tese discute a questão das transações de conhecimento entre os adeptos do candomblé e, como problemática específica, abordei a agência de um grupo de iniciados no culto, reunidos em uma “comunidade virtual”, criada em 2011, sob a denominação Grupo de Estudos Braulio Goffman, em cuja sede presencial organizam diversos tipos de encontros, com pessoas religiosamente vinculadas ao candomblé, visando o debate, reflexão e divulgação de saberes de interesse religioso, bem como das histórias de vida e trajetórias iniciáticas de sacerdotes, sacerdotisas, e outros iniciados. A tese defende que o Grupo de Estudos Braulio Goffman consiste num movimento político-religioso que se organiza a partir da reunião do “povo de santo” em torno da troca e difusão de saberes que interessam diretamente à sua religiosidade, e também de outros saberes que lhes interessam do ponto de vista da inserção do candomblé na esfera e espaço públicos. Nessa Direção, o escopo geral do projeto acalentado pelo Braulio Goffman visa contribuir para promover uma participação maior, mais articulada e melhor informada dos iniciados nas múltiplas interfaces que se apresentam como desafios ao candomblé nas arenas públicas. Principalmente, as lutas políticas contra o racismo, de um modo geral, e contra o racismo religioso, em particular. Ao encampar esses propósitos os organizadores do BG acreditam que as atividades que promovem devem ser pensadas em torno de trocas de conhecimento que contribuam para alcançá-los, processo este que é por eles categorizado como “qualificar o povo de santo”. Demonstro, também, que este movimento político – religioso é protagonizado por iniciados aos quais estou denominando, analiticamente, como “agentes de literacia”, cujas ações no presente estão, direta ou indiretamente, relacionadas à confluência de um conjunto específico de fatores, quais sejam: a expansão e proselitismo da Igreja Universal do Reino de Deus; a chegada ao Rio do culto de Ifá através da migração para cá de sacerdotes cubanos; a gradual expansão da utilização da internet no Brasil; o aumento nos índices de escolarização da população, de um modo geral, o que repercutiu em maiores índices de escolarização do povo de santo; acrescentando-se a isso o gradual engajamento do povo de santo nas arenas públicas. A transmissão e divulgação de saberes, conforme dinamizados, registrados e difundidos na internet pelos participantes do Grupo de Estudos Braulio Goffman, constituem um projeto que pretende contribuir para que as casas de candomblé - consequentemente, esta matriz religiosa - transmitam aos seus iniciados do presente repertórios de saberes considerados qualificados para que possam tanto dar continuidade ao candomblé, agora e no futuro, quanto se capacitar para enfrentar os desafios que se impõem nas arenas públicas, especialmente a partir das diversas formas de violência impetrada aos terreiros e seus seguidores pela Igreja Universal do Reino de Deus (e outros grupos pentecostais e neopentecostais), decorrentes de racismo religioso.

Transações de conhecimento;Movimento político – religioso;Candomblé;Reconfiguração da tradição;Racismo religioso;Arenas públicas.
This thesis discusses the issue of knowledge transactions between candomblé followers and, as a specific problem, I approached the agency of a group of initiates in the cult, gathered in a “virtual community”, created in 2011, under the name Grupo de Estudos Braulio Goffman, in whose face-to-face headquarters they organize various types of meetings, with people religiously linked to candomblé, aiming at the debate, reflection and dissemination of knowledge of religious interest, as well as life stories and initiatic trajectories of priests, priestesses, and other initiates. Grupo de Estudos Braulio Goffman consists of a political-religious movement that is organized from the meeting of the “people of the saint” around the exchange and diffusion of knowledge that directly interests their religiosity, and also other knowledge that interests them from the point of view. view of the insertion of candomblé in the public sphere and space. In this direction, the general scope of the project cherished by Braulio Goffman aims to contribute to promote a greater, more articulated and better informed participation of those initiated in the multiple interfaces that present themselves as challenges to candomblé in public arenas. Mainly, the political struggles against racism, in general, and against religious racism, in particular. In embracing these purposes, the organizers of BG believe that the activities they promote must be thought around exchanges of knowledge that contribute to reaching them, a process that they categorize as “qualifying the people of saint”. I also demonstrate that this political-religious movement is led by initiates whom I am analytically calling “literacy agents”, whose actions in the present are, directly or indirectly, related to the confluence of a specific set of factors, which are : the expansion and proselytism of the Universal Church of the Kingdom of God; the arrival of the Ifá cult in Rio through the migration of Cuban priests here; the gradual expansion of internet use in Brazil; the increase in the schooling rates of the population, in general, which reflected in higher schooling rates of the people of santo; adding to this the gradual engagement of the people of saints in the public arenas. The transmission and dissemination of knowledge, as streamlined, registered and disseminated on the internet by the participants of the Braulio Goffman Study Group, constitute a project that aims to contribute to the candomblé houses - consequently, this religious matrix - transmit to their initiates the present repertoires knowledge considered qualified so that they can continue Candomblé, now and in the future, Kingdom of God (and other Pentecostal and Neopentecostal groups), stemming from religious racism.
Knowledge transactions;Political - religious movement;Candomblé;Reconfiguration of tradition;Religious racism;Public arenas.
1
291
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese - Tania de Souza Fernandes.pdf

Contexto

ANTROPOLOGIA
INSTITUIÇÕES, CONFLITO E PODER
Práticas de estado, processos de reconhecimento territorial e desregulação ambiental em contextos Latino-Americanos

Banca Examinadora

ELIANE CANTARINO ODWYER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOANA DARC DO VALLE BAHIA Participante Externo
ROBSON ROGERIO CRUZ Participante Externo
ELIANE CANTARINO ODWYER Docente - PERMANENTE
ANA PAULA MENDES DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
GISELE FONSECA CHAGAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer