• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ARMAZENAMENTO E PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA ABORDAGEM PARA SEU ESTUDO NO ENSINO MÉDIO
JAIRO RODRIGO CORREA
DISSERTAÇÃO
09/04/2021

Esta proposta abordou os conceitos físicos, presentes na conversão entre as formas de energia mecânica e elétrica, bem como em algumas tecnologias empregadas para o seu armazenamento e produção. Para esse fim, foi desenvolvido um produto baseado na teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional potencialmente facilitador. A partir dos conteúdos conceituais, os procedimentais foram trabalhados por meio de três textos utilizados previamente ao conteúdo, os quais abordaram o estágio tecnológico atual desse tipo de conversão de energia. Em seguida foram realizados respectivamente experimentos (três ao todo) os quais pretendiam familiarizar e preparar os alunos para dirimir eventuais dificuldades e para responder a questões levantadas para a compreensão desse conteúdo. A análise dos resultados referentes à aplicação dessa metodologia foi obtida pela análise da nuvem de palavras e dos mapas mentais realizados pelos alunos durante a realização do projeto. Os resultados da aplicação em sala de aula mostraram que a metodologia e os materiais utilizados foram capazes de despertar o interesse e garantir o envolvimento dos estudantes na aplicação do projeto. Ao final os alunos foram capazes de empregar conceitos físicos para a construção dos mapas mentais que anteriormente não eram identificados na atividade da nuvem de palavras, assim como a assimilação dos conceitos aprendidos nos textos prévios durante a discussão dos experimentos.

armazenamento de energia, mapas mentais, nuvem de palavras.
This proposal addressed the physical concepts present in the conversion between the forms of mechanical and electrical energy, as well as in some technologies used for its storage and production. To that end, a product was developed based on the theory of meaningful learning as a potentially facilitative instructional resource. From the conceptual contents, the procedures were worked through three texts used as previous organizers, which addressed the current technological stage of this type of energy conversion. Next, experiments were carried out (three in all), which aimed to familiarize and prepare students to resolve any difficulties and to answer questions raised to understand this content. The analysis of the results related to the application of this methodology was obtained by analyzing the word cloud and mind maps made by the students during the realization of the project. The results of the application in the classroom showed that the methodology and materials used were able to arouse interest and ensure the involvement of students in the application of the project. In the end, the students were able to use physical concepts for the construction of mental maps that were not previously identified in the word cloud activity, as well as the assimilation of concepts learned in previous texts during the discussion of the experiments.
energy storage, mind maps, word cloud.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA Docente - PERMANENTE
LUCAS STORI DE LARA Docente - PERMANENTE
ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer