• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ENSINO DE ASTRONOMIA EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SERGIO HENRIQUE DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
15/04/2021

Neste trabalho apresenta-se uma proposta de metodologia para o ensino de Astronomia, direcionada para a utilização dos educadores. Presume-se que pensar o enfrentamento das dificuldades na educação, perseguindo a melhoria da qualidade de ensino, impõe pensar práticas que possam agilizar o trabalho do professor. O ensino de Astronomia, faz parte desse contexto apresentando dificuldades quanto a sua realização. Observa-se não haver um cuidado em determinadas situações, perante a educação de jovens, para aprendizagem de Ciência, havendo uma preocupação apenas com a transmissão de conteúdos e o cumprimento de uma programação. A metodologia de ensino utilizada é muito diretiva, centrada em textos, geralmente apresentados num livro didático. A proposta do presente trabalho foi realizar um projeto para o ensino de Astronomia, por meio de palestras, buscando uma alternativa metodológica de ensino, que estimule o educando ocupar um papel ativo na aprendizagem, contribuindo assim para o seu interesse e a possibilidade do desenvolvimento de raciocínio científico. O produto elaborado corresponde a cinco palestras, voltadas para todas as etapas da Educação Básica. Este projeto foi aplicado nas seguintes turmas: Pré-escola, turma do pré 2; Ensino Fundamental I, turma do terceiro ano; Ensino fundamental II, turma do sexto ano; Ensino Médio, turma do primeiro ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA), turma do ensino médio. Como resultado destacamos o estabelecimento de uma relação entre Ciências e cotidiano para que o aluno possa entender o porquê de várias coisas ao seu redor, por meio de conexões entre o que se aprendeu e o que está sendo estudado, o que leva à construção de um conhecimento de bases sólidas nas crianças e jovens. A ideia da proposta é permitir ao aprendiz “aprender a aprender”, construir noções e saberes relativos a conceitos científicos.

Educação Básica;Astronomia;Palestras
This paper presented a proposed methodology for teaching astronomy to use educators and assumed that thinking about the difficulties in education, pursuing the quality of education requires thinking about practices that can streamline the teacher's work. Astronomy teaching is part of this context, presenting difficulties regarding its realization. Observed that there is no care in certain situations, facing young people's education, learning science, with concern only with the transmission of content and compliance with a schedule. The teaching methodology used is very directive, centered on texts, usually presented in a textbook. The present work proposed to carry out a project for Astronomy teaching, employing lectures, seeking an alternative teaching methodology, which stimulates the learner to take an active role in learning, thus contributing to their interest and the possibility of developing scientific reasoning. The product prepared corresponds to five lectures aimed at all stages of Basic Education. This project applied to the following classes: Pre-school, pre-school class; Elementary School I, third-grade class; Elementary School II, sixth-grade class; High School, first-year class; and Youth and Adult Education (EJA), high school class. We highlight establishing the relationship between science and daily life to understand the why of several things around him/her through connections between what learned and what is studied, which leads to the construction of a solid knowledge base in children and young people. The proposal's idea is to allow the learner to "learn how to learn," to build notions and knowledge related to scientific concepts.
Basic Education;Astronomy;Lectures
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_Final.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE Docente - PERMANENTE
SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA Docente - PERMANENTE
GUSTAVO VINICIUS BASSI LUKASIEVICZ Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 48

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PALESTRAS DE ASTRONOMIA PARA A EDUCAÇÕ BÁSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer