• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ENSINO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO DE AGUARDENTE DA CANA DE AÇÚCAR
GILMAR PEREIRA DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
11/11/2020

Neste Trabalho aplicou-se a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de importantes conceitos físicos da Termodinâmica a partir da destilação de aguardente de cana, popularmente conhecida como cachaça . O processo de destilação de aguardente de cana faz parte do cotidiano dos nossos alunos, uma vez que a produção de aguardente exerce um papel muito importante na economia local, gerando renda e tornando a cidade de Salinas conhecida dentro e fora do estado de Minas Gerais. Para isso, realizou-se uma pesquisa com estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram analisadas, através de um questionário composto por questões conceituais, as limitações conceituais dos alunos em relação a temas relacionados a Termodinâmica Básica e o nível de conhecimento destes sobre o processo de destilação de aguardente de cana, tecendo uma conexão entre tal processo e os conceitos de temperatura, pressão e volume. Constatou-se, a partir da aplicação do questionário, uma dificuldade dos estudantes em relação aos temas básicos, todavia, evidenciou-se a familiaridade dos mesmos em relação ao processo de destilação da aguardente de cana. Diante deste quadro, e na tentativa de contribuir para sua mudança, elaboramos uma Sequência Didática, intitulada “O processo de destilação de aguardente de cana como elemento motivador para o ensino de conceitos da termodinâmica no ensino médio”, para a abordagem desses temas em sala de aula. Utilizou-se como apoio metodológico uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa baseada em situações-problemas contextualizadas e organizadas a partir de atividades diversificadas. Participaram da pesquisa estudantes do Ensino Médio, mais especificamente do 2o ano, por apresentar a disciplina de Termodinâmica na matriz curricular.

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS;Ensino de Física;Destilação de aguardente de cana
The present work expectation was to develop a Potentially Meaningful Teaching Unit -PMTU for the main Thermodynamics physical concepts teaching from the cane spirit distillation. The cane distillation process is part of our students' daily lives, since the spirit production plays a very important role in the local economy, generating income and making the Salinas city known inside and outside the state of Minas Gerais. For this, a research was carried out with high school students from a public school in Minas Gerais. Initially, the participants' conceptual limitations were analyzed in relation to Basic Thermodynamics themes and their knowledge level about the cane distillation process, making a connection between this process and the concepts of temperature, pressure and volume, using it as an instrument of collects a questionnaire composed of conceptual questions. It was observed, from this instrument, a difficulty of the group of students in relation to the basic themes, however, it evidenced the familiarity of the students with the distillation process. In view of this situation, and in an attempt to contribute to its change, a didactic sequence was constructed, entitled. The process of cane distillation as a motivating element for the thermodynamics concepts teaching in high school”, to addressing these issues in the classroom. The PMTU methodological support was used, based on contextualized problem situations and organized based on diversified activities. High school students participated in the research, more specifically in the 2nd year, since they present thermodynamics in the curriculum.
Potentially Meaningful Teaching Unit - PMTU;Physics Teaching;Cane Brandy Distillation
1
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação versao aprovada pela banca - Gilmar.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

LUIZDARCY DE MATOS CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SANDRA CRISTINA RAMOS Docente - PERMANENTE
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer