• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
A GAMIFICAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIMENTAÇÃO NA ESCOLA INTEGRAL
DANILO FIGUEREDO DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
29/04/2020

O desejo de pesquisar a Luta nasce da dificuldade que encontramos para trabalhar essa temática da cultura corporal na escola, bem como, da indisposição ou falta de engajamento dos estudantes durante as aulas do referido conteúdo. Na tentativa de superar esses desafios, nosso estudo procurou analisar e discutir a Gamificação como estratégia didático-metodológica para o ensino do conteúdo Luta, nas aulas de educação física em uma escola de Referência em Ensino Médio no estado de Pernambuco. De forma mais especifica, analisar a Luta como conteúdo das aulas de educação física evidenciando os desafios e possibilidades; explicar a Gamificação como estratégia didático-metodológica de ensino e descrever e analisar a implementação da Gamificação como estratégia didático-metodológica de ensino do conteúdo luta em uma escola de Referência de Ensino médio no estado de Pernambuco. Para dar conta das nossas indagações, realizamos uma pesquisa qualitativa caracterizada como bibliográfica e documental, com inserção no campo através da pesquisa ação, realizada com uma turma de 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede de Ensino de Pernambuco. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo categorial por temática. Entendemos que a Gamificação nos obriga a pensar como um Game Design, ou seja, força o professor a desenhar todo o seu percurso didático utilizando-se da Dinâmica, Mecânica e Componente dos Games. Utilizamos neste trabalho a Gamificação estrutural, que utiliza dos recursos dos Games, mas sem transformar a aula em um jogo, desta forma os elementos do jogo então apenas ao redor de atividade. A forma de entrega foi a analógica, que não necessita de tecnologia para ocorrer. Reconhecemos que a utilização da Gamificação como estratégia didático metodológica se mostrou eficiente, não apenas no engajamento, mas também para abordar as habilidades e competências do conteúdo Luta, determinadas nos documentos orientadores do estado de Pernambuco. Quando pensamos em gamificar, devemos ter em mente que gamificamos para as pessoas, apontando para a necessidade de desenvolvermos um bom trabalho de design de Gamificação voltado para elas. Com este cuidado evitaremos a ideia da Gamificação como algo mecânico, que se resume a utilizar as técnicas de forma isolada e sem motivos por trás das escolhas de uso. Ressaltamos que o fortalecimento da Gamificação como estratégia de ensino, necessita de mais investigações.

Luta;Gamificação;Estratégia de Ensino.
The desire to research The Fight is born from the difficulty we encounter to work on this theme of body culture in school, as well as from the indisposition or lack of engagement of students during the classes of said content. In an attempt to overcome these challenges, our study sought to analyze and discuss Gamification as a didacticmethodological strategy for the teaching of Luta content, in physical education classes in a High School Reference school in the state of Pernambuco. More specifically, analyze the Fight as the content of physical education classes evidencing the challenges and possibilities; explain Gamification as a didactic-methodological teaching strategy and describe and analyze the implementation of Gamification as a didactic-methodological strategy for teaching the content fight in a high school reference school in the state of Pernambuco. To account for our inquiries, we conducted a qualitative research characterized as bibliographic and documentary, with insertion in the field through the action research, carried out with a class of 2nd year of high school of a School of the School of the School of the School of Pernambuco. For data analysis we used category content analysis by theme. We understand that Gamification forces us to think as a Game Design, that is, it forces the teacher to design his entire didactic path using the Dynamics, Mechanics and Component of Games. We use in this work the Structural Gamification, which uses the resources of the Games, but without transforming the lesson into a game, in this way the elements of the game then just around activity. The form of delivery was analog, which does not require technology to occur. We recognize that the use of Gamification as a methodological didactic strategy proved to be efficient, not only in engagement, but also to address the skills and competencies of luta content, determined in the guiding documents of the state of Pernambuco. When we think about gamifying, we should keep in mind that we gamify people, pointing to the need to develop a good gamification design work aimed at them. With this care we will avoid the idea of Gamification as something mechanical, which boils down to using techniques in isolation and without reasons behind the choices of use. We emphasize that the strengthening of Gamification as a teaching strategy requires more research.
Struggle;Gamification;Teaching Strategy
107
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação versão final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HENRIQUE GERSON KOHL Participante Externo
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer