Mediante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede
Nacional (ProEF) foi investigada a aprendizagem do conteúdo jogo nas aulas de
Educação Física, na linha de pesquisa - Educação Física no Ensino Fundamental. O
objetivo consistiu em analisar como os estudantes do Ensino Fundamental aprendem
o conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no nível de organização da identidade
dos dados da realidade. No geral, buscou-se aproximação com o materialismo
histórico-dialético no referencial teórico-metodológico, através do método da
ascensão do abstrato ao concreto (KOSIK, 2011) e, na particularidade do campo, foi
utilizada a pesquisa-ação, tendo como instrumentos técnicos o diário de campo e
seminários e, como categorias analíticas - a contradição,, a realidade e possibilidade.
Os sujeitos investigados foram três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental
de uma escola estadual de Aracaju. Os resultados demonstraram que, após a
sistematização de uma sequência didática subsidiada na Educação Física CríticoSuperadora, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental deram início à formação
de representações sobre o jogo e brincadeiras; os do 2º ano ampliaram as
representações, e o 3º ano deu um salto qualitativo consolidando a formação de
representações sobre o conteúdo. Ou seja, os estudantes do 3º ano do Ensino
Fundamental concretizaram o salto qualitativo do primeiro ciclo, a qual consistiu em
identificar o jogo e brincadeiras, contextualizando-os, relacionando-os ao lazer, à
saúde e ao estudo, elaborando definições, refletindo sobre atitudes e habilidades,
reorganizando o conhecimento tratado em aulas priorizando a constatação,
interpretação, compreensão e explicação dos dados da realidade no nível da
formação de representações, com extrapolação do conhecimento para a comunidade
escolar mediante a exposição dos cartazes no seminário final e, com o festival que
incluiu as turmas da escola que não estavam na investigação. Concluiu-se que a
aprendizagem de jogo e brincadeiras, mediadas por um ensino organizado na
perspectiva crítico-superadora e, tendo como atividade guia - o estudo, promoveram
o desenvolvimento do psiquismo e da prática social nas crianças investigadas,
mediante as reflexões sobre a prática do jogo e brincadeiras elencando as ações
mentais de análise e síntese, comparações, pensamento crítico, adequados ao nível
dos sujeitos investigados, concretizando o salto qualitativo, a contradição que efetivou
a formação das representações na elaboração do pensamento sobre o conhecimento