• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
APRENDIZAGEM DO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FABIO FONTES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
16/04/2020

Mediante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) foi investigada a aprendizagem do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física, na linha de pesquisa - Educação Física no Ensino Fundamental. O objetivo consistiu em analisar como os estudantes do Ensino Fundamental aprendem o conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no nível de organização da identidade dos dados da realidade. No geral, buscou-se aproximação com o materialismo histórico-dialético no referencial teórico-metodológico, através do método da ascensão do abstrato ao concreto (KOSIK, 2011) e, na particularidade do campo, foi utilizada a pesquisa-ação, tendo como instrumentos técnicos o diário de campo e seminários e, como categorias analíticas - a contradição,, a realidade e possibilidade. Os sujeitos investigados foram três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual de Aracaju. Os resultados demonstraram que, após a sistematização de uma sequência didática subsidiada na Educação Física CríticoSuperadora, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental deram início à formação de representações sobre o jogo e brincadeiras; os do 2º ano ampliaram as representações, e o 3º ano deu um salto qualitativo consolidando a formação de representações sobre o conteúdo. Ou seja, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental concretizaram o salto qualitativo do primeiro ciclo, a qual consistiu em identificar o jogo e brincadeiras, contextualizando-os, relacionando-os ao lazer, à saúde e ao estudo, elaborando definições, refletindo sobre atitudes e habilidades, reorganizando o conhecimento tratado em aulas priorizando a constatação, interpretação, compreensão e explicação dos dados da realidade no nível da formação de representações, com extrapolação do conhecimento para a comunidade escolar mediante a exposição dos cartazes no seminário final e, com o festival que incluiu as turmas da escola que não estavam na investigação. Concluiu-se que a aprendizagem de jogo e brincadeiras, mediadas por um ensino organizado na perspectiva crítico-superadora e, tendo como atividade guia - o estudo, promoveram o desenvolvimento do psiquismo e da prática social nas crianças investigadas, mediante as reflexões sobre a prática do jogo e brincadeiras elencando as ações mentais de análise e síntese, comparações, pensamento crítico, adequados ao nível dos sujeitos investigados, concretizando o salto qualitativo, a contradição que efetivou a formação das representações na elaboração do pensamento sobre o conhecimento

Educação Física Escolar;Jogo;Aprendizagem.
Through the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (ProEF), the learning of game content in Physical Education classes was investigated in the line of research - Physical Education in Elementary Education. The objective was to analyze how elementary school students learn the game content in Physical Education classes at the level of organization of the reality data identity. In general, an attempt was made to approach the historical-dialectical materialism in the theoretical-methodological framework, using the method of ascending from abstract to concrete (KOSIK, 2011). In the particularity of the field, action research was used having the field diary and seminars as technical instruments and, as analytical categories - the contradiction, the reality and possibility. The subjects investigated were three classes from the early years of elementary school at a state school in Aracaju. The results showed that, after the systematization of a subsidized didactic sequence in Critical-Overcoming Physical Education, the students of the 1st year of Elementary School started to form representations about the game and playing; those in the 2nd year expanded the representations, and the 3rd year took a qualitative leap by consolidating the formation of representations about the content. In other words, the students of the 3rd year of elementary school achieved the qualitative leap of the first cycle, which consisted of identifying the game and playing, contextualizing them, relating them to leisure, health and study, elaborating definitions, reflecting on attitudes and skills, reorganizing the knowledge treated in classes, prioritizing the verification, interpretation, understanding and explanation of reality data at the level of the formation of representations, extrapolating the knowledge to the school community through the exhibition of posters at the final seminar and with the festival, which included other classes from the school that were not in the investigation. The research has led to the conclusion that the learning of game and playing, mediated by an organized teaching in the critical-overcoming perspective and having the study as a guiding activity promoted the development of the psyche and social practice in the investigated children through reflections on the practice of game and playing, listing mental actions of analysis and synthesis, comparisons, critical thinking, appropriate to the level of the investigated subjects, making the qualitative leap concrete, the contradiction that led to the formation of representations in the elaboration of thinking about knowledge.
School Physical Education;Game;Learning
118
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FÁBIO versão final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-

Banca Examinadora

ANA RITA LORENZINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA RITA LORENZINI Docente - PERMANENTE
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE
FLAVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O JOGO NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UNIDADE DIDÁTICA VISANDO À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES BIBLIOGRÁFICA LIVRO
APRENDIZAGEM DO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
O JOGO NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UNIDADE DIDÁTICA VISANDO À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer