• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSIÇÃO
JOSE WILDSON DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
28/04/2020

O presente estudo teve como objetivo problematizar sobre o entendimento e abordagem do tema saúde nas aulas de educação física no ensino médio, utilizando estratégias metodológicas para o desenvolvimento da autonomia dos educandos para um estilo de vida mais saudável e crítico. De abordagem qualitativa e natureza descritiva, o estudo, metodologicamente utilizou da pesquisa-ação, na qual a investigação não é desvinculada da ação visto que teoria e prática se articulam na busca por melhorias do problema observado dentro de uma dada realidade. Para o alcance do objetivo foi elaborado um plano de intervenção constituído por diferentes ações e estratégias que procuraram abordar o conteúdo saúde numa dimensão ampliada, considerando todos os seus constituintes. Delimitamos nossa intervenção a um quantitativo de 47 (quarenta e sete) educandos de uma turma de 3ª série (A) do ensino médio de um colégio da rede pública de ensino do estado de Sergipe, se configurando enquanto nosso campo de pesquisa. Foram realizados 10 (dez) encontros, sendo que um desenvolvido de forma virtual com a utilização da plataforma digital Google Forms através da aplicação de um formulário digital para coleta dos dados. Na Análise e Discussões, ao nos debruçarmos com os dados coletados podemos constatar a pertinência que a presente intervenção apresentou para a melhoria do problema observado ao analisarmos os relatos dos participantes acerca de uma melhor compreensão do conceito ampliado de saúde e manifesta mudança de comportamento referente a adoção de um estilo de vida mais saudável e crítico para além das aulas de Educação Física na escola. Pôde-se provisoriamente concluir que apesar dos dados de uma pesquisa-ação se referir a uma dada realidade, cabendo tantos outros estudos para supostas generalizações, acreditou-se ser pertinente a utilização desta proposta em outras realidades educacionais considerando os resultados qualitativos que a presente intervenção nos concedeu.

Saúde;Educação para Saúde;Educação Física
The present study aimed to problematize the understanding and approach to the theme of health in physical education classes in high school, using methodological strategies for the development of students' autonomy for a healthier and more critical lifestyle. With a qualitative approach and descriptive nature, the study methodologically used action research, in which research is not disconnected from action since theory and practice are articulated in the search for improvements in the problem observed within a given reality. In order to achieve the objective, an intervention plan was developed, consisting of different actions and strategies that sought to address the health content in an expanded dimension, considering all its constituents. We limited our intervention to a quantity of 47 (forty-seven) students from a 3rd grade (A) class in a high school at a public school in the state of Sergipe, which is configured as our research field. Ten (10) meetings were held, one of which was developed in a virtual way using the Google Forms digital platform through the application of a digital form for data collection. In the Analysis and Discussions, when looking at the collected data, we can see the relevance that the present intervention presented for the improvement of the problem observed when analyzing the reports of the participants about a better understanding of the expanded concept of health and a manifest change of behavior regarding the adoption of a healthier and more critical lifestyle beyond Physical Education classes at school. It was provisionally concluded that despite the data of an action research referring to a given reality, with so many other studies for supposed generalizations, it was considered pertinent to use this proposal in other educational realities considering the qualitative results that this intervention has given us.
Health;Health Education;Physical Education.
116
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
JOSÉ WILDSON DOS SANTOS - PROEF_UPE - DISSERTAÇÃO - SAÚDE NAS AULAS DE EF NO EM - 2020.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE
KEYLA BRANDAO COSTA Participante Externo
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer