• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA TEMÁTICA DE GÊNERO: uma análise das aprendizagens nas aulas de Educação Física
LEYLANE PEREIRA DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
30/04/2020

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo dos discursos de alunos dos anos finais do ensino fundamental, quanto às aprendizagens realizadas em relação à categoria de gênero, a partir de intervenções pedagógicas com esta temática nas aulas de Educação Física. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa que se inicia como bibliográfica e documental e vai ao campo tendo como instrumento a observação e os registros em diário de campo, bem como as elaborações dos alunos a partir das atividades propostas em aulas. Este estudo toma como base a abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 15 alunos do 8° ano do ensino fundamental, sendo 8 meninos e 7 meninas. O campo da pesquisa se efetivou numa escola pública da rede municipal de Moreno. As análises dos dados se deram por meio da utilização do método de análise de conteúdo categorial de Bardin (2011), que permite a criação de categorias, a fim de aproximar-se do objeto da pesquisa. Como considerações finais pôde-se verificar a perpetuação de compreensões conflituosas e preconceitos, ligados ao interesse por novas construções e novos entendimentos para estabelecer outras práticas sociais.

Gênero;aprendizagens;Estereótipos de gênero;Educação Física
This research aims to analyze the content of the speeches of students in the final years of elementary school, as to the learning accomplished in relation to the category of gender, from pedagogical interventions with this theme in Physical Education classes. From the methodological point of view, it is a research that begins as bibliographical and documentary and goes to the field having as instrument the observation and records in field diaries, as well as the elaboration of the students from the activities proposed in classes. This study is based on the qualitative approach. Fifteen 8th grade students participated in the survey, 8 boys and 7 girls. The research was carried out in a public school of Moreno. The analyses of the data were made using the categorical content analysis method of Bardin (2011), which allows the creation of categories in order to approach the object of the research. As final considerations, it was possible to verify the perpetuation of conflicting understandings and prejudices, linked to the interest for new constructions and new understandings to establish other social practices.
Gender;Learning;Gender Stereotypes;Physical Education
179
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Texto_Leylane Pereira de Andrade.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-

Banca Examinadora

NADIA PATRIZIA NOVENA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NADIA PATRIZIA NOVENA Docente - PERMANENTE
NAYANA PINHEIRO TAVARES Participante Externo
MARCELO SOARES TAVARES DE MELO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer