• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRICYLLA CAROLINA QUEIROZ DE MOURA RAMOS
DISSERTAÇÃO
17/04/2020

Esta produção está inserida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF). Objetivo geral - analisar como os estudantes dos anos finais do ensino fundamental sistematizam a aprendizagem do Jogo nas aulas de Educação Física. A metodologia buscou aproximação com o Materialismo HistóricoDialético (MHD) enquanto teoria do conhecimento e com método da ascensão do abstrato ao concreto, proposto por Kosik (2011), com o alinhamento entre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural que orientam a Educação Física Crítico-Superadora. O ProEF requer a realização de intervenção pedagógica na escola na qual o professor/pesquisador atua. Assim, delimitamos como sujeitos de investigação os estudantes do ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento, ou seja, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal do Ipojuca e, trabalhamos com pesquisa-ação, o diário de campo e seminários. A análise dos dados foi realizada mediante as categorias dialéticas realidade-possibilidade e contradição (CHEPTULIN, 2004). Os resultados demonstraram que: o 7º ano ampliou a sistematização da aprendizagem sobre o jogo e os jogos de salão iniciando o processo de formação de conceitos em uma base sólida para futuras generalizações; o 8º avançou na formação de conceitos sobre jogos populares por conseguirem constatar, interpretar, compreender e explicar suas características e o conhecimento histórico-social, identificando o motivo do jogo em sua natureza (a ludicidade), compreendendo a segunda natureza (cultural) a qual faz do mesmo um conteúdo da Educação Física escolar; o 9º ano concretizou sua aprendizagem mediante o processo de abstração, demonstrando apropriação da generalidade do Jogo e das três manifestações trabalhadas ao longo da unidade didática formando os conceitos científicos. Concluímos que o método pedagógico contribuiu para a sistematização da aprendizagem do Jogo que, incidiu na personalidade e na prática social dos aprendizes e, o salto qualitativo materializou a formação de conceitos, as generalizações, elevando o nível de pensamento nos estudantes, reiterando, a relevância da Educação Física enquanto prática pedagógica.

Trabalho educativo;Educação Física escolar;Sistematização da aprendizagem do Jogo.
This production is part of the Professional Master's Program in Physical Education (ProEF), in which the area of concentration is school Physical Education. Our investigation is within the area of research 2 - Physical Education in Primary Education. We began with concerns arising from pedagogical practice, listed as a general objective sought to analyze how students in their final years of elementary school systematize the practice of games in Physical Education classes. The methodology sought an educated conjecture with the Historical-Dialectic Materialism (MHD) as a theory in knowledge and the method of abstract ascension to the case proposed by Kosik (2011) and it has enabled us to align the foundations of HistoricalCritical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology that guides Critical-Overcoming Physical Education. The research determined one of the requirements of ProEF, consisted of carrying out a pedagogical intervention in the school the teacher or researcher currently works. We deliberated the investigation of amplified cycles of knowledge to students from 7th to 9th grade from a municipal school in Ipojuca’s primary school. The “field”, specifically, action research and the instrumental research were used daily along with seminars. Thus, data analysis, on the other hand, was carried out through the dialectical categories reality-possibility and contradiction (CHEPTULIN, 2004). The results of the data analysis showed that the 7th year expanded the systematization of learning games, mainly indoor games, approaching the general objective of the cycle and beginning the formation concept process on a solid basis for future generalizations. As for the 8th year advancement in formation of concepts about popular games were verifiable, interpreted, understood and the ability to explain their characteristics as well as historical-social knowledge, identifying reasons for games in its nature (recreation), understanding it’s second nature (cultural) leading to the content of school physical education. The 9th year students perceived their learning through abstraction demonstrating appropriation of the generality of the concept and managed to conceit the game, as well as, all three manifestations worked throughout the didactic unit forming the scientific concepts. We concluded that such teaching methods contributed to the systematization of the insight of the game, consolidating student training, personality and social practice focusing, and the qualitative leap materialized the formation of concepts, and as generalizations raises thinking levels in students and reiterating the relevance of Physical Education as a pedagogical practice.
Educational work;Primary physical education;Deliberation of sports
170
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
texto_PricyllaRamos.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-

Banca Examinadora

ANA RITA LORENZINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA RITA LORENZINI Docente - PERMANENTE
MARCELO SOARES TAVARES DE MELO Docente - PERMANENTE
FLAVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer