• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES DOCENTES DE UM EX-BOLSISTA DO PIBID/MÚSICA DA UERN
ROMARIO PEREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/02/2020

O processo que envolve a formação inicial do professor é caracterizado por mobilizar saberes que norteiam e conduzem as atividades da prática docente. À vista disso, esta pesquisa objetiva, de modo geral, compreender como os saberes docentes de um ex-bolsista do PIBID/Música da UERN são mobilizados em sua atuação na Educação Básica. Para alcançar esse objetivo discuti sobre a iniciação à docência no subprojeto música do PIBID no curso de Licenciatura em Música da UERN; investiguei a fonte dos saberes docentes do ex-bolsista; e identifiquei quais saberes estão presentes na atuação do ex-bolsista no contexto escolar da Educação Básica. Na revisão de literatura realizei uma breve contextualização, trazendo alguns pensadores da área da educação que abordam a temática sobre os saberes docentes, e fiz um mapeamento através de um estado do conhecimento na área de música, visando conhecer as pesquisas que têm sido desenvolvidas a respeito desse tema. A fundamentação teórica que aborda perspectivas e conceitos norteadores para o trabalho está situada nas pesquisas de Tardif (2013). No tocante ao percurso metodológico, propus uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso, a fim de elucidar os questionamentos que nortearam o estudo. Nos resultados alcançados, identifiquei um sujeito que pensa e reflete sobre a sua própria prática e mobiliza saberes que são constituídos a partir de suas vivências, em especial na experiência de sua ação docente. Em suma, esta pesquisa discute sobre os saberes docentes e sua mobilização para o ensino de música na Educação Básica.

Saberes docentes.;Educação musical.;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência;Prática pedagógico-musical
The process that involves initial teacher education is characterized by mobilizing knowledge that guides and conducts teaching practice activities. In view of this, this research aims, in general, to understand how the teaching knowledge of a former scholarship holder of PIBID/Music at UERN is mobilized in his performance in Basic Education. To achieve this goal, I discussed the initiation of teaching in the PIBID music subproject in the Music Degree course at UERN; I investigated the source of the former scholarship's teaching knowledge; and identified what knowledge is present in the performance of the ex-scholarship student in the school context of Basic Education. In the literature review, I carried out a brief contextualization, bringing some thinkers in the field of education that address the theme of teaching knowledge, and made a mapping through a state of knowledge in the area of music, in order to know the research that has been developed about it, this theme. The theoretical foundation that addresses perspectives and guiding concepts for work is located in the research by Tardif (2013). Regarding the methodological path, I proposed a qualitative approach and the case study method, in order to elucidate the questions that guided the study. In the results achieved, I identified a subject who thinks and reflects about his own practice and mobilizes knowledge that is constituted from his experiences, especially in the experience of his teaching action. In short, this research discusses the teaching knowledge and its mobilization for the teaching of music in Basic Education.
Teaching knowledge;Musical education;Institutional Teaching Initiation Schoalarship Program;Pedagogical-musical practice
1
96
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Romário Pereira (com ficha catalográfica).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Educação musical mediada por tecnologias nas escolas de educação básica do Município de Mossoró-RN.

Banca Examinadora

GIANN MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA Participante Externo
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer