A presente pesquisa inscreve-se no campo de investigação sobre a produção de textos escritos no contexto escolar. Nela, o propósito é construir reflexões sobre a proposta de intervenção para a escrita do gênero artigo de opinião. Objetivo, mais especificamente, investigar se e como a proposta de intervenção para a produção do gênero artigo de opinião, aplicada em contexto remoto, contribuiu com a autorreflexão do professor em seu agir docente com relação ao domínio da capacidade argumentativa dos alunos. Assumo, como respaldo teórico, os estudos do Círculo de Bakhtin em diálogo com contribuições de Dolz e Schneuwly (2004), Rojo (2012; 2019) e Geraldi (2015; 2017) sobre a abordagem do ensino a partir dos gêneros discursivos, Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014), Piris (2020) e Santos-Marques (2020) acerca do processo argumentativo. Assumo ainda reflexões de estudiosos da língua portuguesa em perspectiva interacionista-enunciativa-dialógica como Geraldi (2015; 2017), Antunes (2003), Rojo (2012; 2019), dentre outros. Trata-se de um estudo em que assumo a perspectiva epistemológica das ciências humanas e em que adoto uma abordagem qualitativa e a metodologia da investigação narrativa. Utilizo-me da produção do diário de aula como instrumento metodológico para reflexão da prática educativa, além das produções inicial e final dos alunos produzidas num contexto de desenvolvimento de uma proposta de intervenção para refletir as capacidades argumentativas. A proposta de intervenção foi desenvolvida, em contexto remoto, numa turma de 2º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Marcelino Vieira-RN. Na análise, contemplei, além do diário de aula, seis textos produzidos pelos alunos, três produzidos na etapa inicial e três produzidos na etapa final da intervenção, orientados pelo professornarrador-pesquisador. As experiências com o trabalho me fazem perceber que algumas das dificuldades apresentadas nas produções iniciais, anteriores ao desenvolvimento da intervenção, foram superadas, gradualmente, durante o processo interventivo, percebidos nos
textos finais. Aponto, sobretudo, que a proposta de intervenção desenvolvida em perspectiva discursivo-dialógica contribuiu para a minha autorreflexão sobre o meu agir docente e para aprimoramentos da capacidade argumentativa dos alunos. Como conclusão, aponto que um trabalho de produção textual bem sistematizado, a partir de uma proposta de intervenção, com foco nos gêneros dos discursos, contribui positivamente para uma escrita processual do aluno e para a reflexão do agir docente do professor.