Este estudo investiga as experiências com a leitura literária vivenciadas no projeto “O contágio pela leitura”. Teve como objetivo, analisar de que forma as experiências de leitura literária, desenvolvidas neste projeto, podem contribuir para o processo de formação de leitores literários. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, dos tipos documental e de campo. Como instrumento para construção dos dados empíricos, utilizamos duas entrevistas semiestruturadas, uma em profundidade, de forma individual, e outra coletiva, com um grupo de respondentes. Enquanto colaboradores, a pesquisa contou com uma coordenadora e seis sujeitos que se constituíram leitores por meio de influências do projeto. Os dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), conforme a modalidade temática. Ao final da pesquisa, foi possível inferir que as experiências de leitura vividas pelos sujeitos no projeto “O contágio pela leitura", desde suas participações como beneficiários, vindo, posteriormente, a tornarem-se voluntários, contribuíram gradativamente para suas formações humanas,
profissionais e leitoras. Os enunciados dos sujeitos sugerem que as vivências no projeto os estimularam a compreender a leitura de textos literários como uma oportunidade de ampliar suas visões de mundo, permitindo perceber as nuances que a vida apresenta de uma forma crítica e reflexiva, mas ao mesmo tempo leve e instigadora. Os resultados indicam que as experiências com a leitura e o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler têm provocado mudanças na vida dos sujeitos. Diante do exposto, consideramos que a recepção das atividades com a leitura literária, proporcionadas pelo projeto, tem se configurado parte importante do processo de formação dos leitores, por provocar uma viagem para realidades distantes e, ao mesmo tempo, próximas ao ponto de modificarem o modo de agir e pensar de cada um. As experiências de leituras promovidas pelo projeto “O contágio pela leitura” têm contribuído para a formação de leitores literários através do incentivo ao gosto pela leitura, que impulsiona
transformações na vida dos colaboradores, modificando, a cada texto lido, seus pensamentos e ações.