Os processos de formação identitária do Nordeste e do nordestino tiveram influência de fatores históricos, econômicos e, principalmente, políticos. Diante disso, foram construídas imagens para representar a região e a população local, em sua maioria, pejorativas, muitas das quais resistem até os dias de hoje. Nesse sentido, esta pesquisa traz uma discussão acerca da construção das imagens do Nordeste e do nordestino e como ainda estão presentes em nossa sociedade. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca analisar como o ensino de Geografia pode
contribuir para a desconstrução desses estereótipos. Para tanto, a respeito dos aspectos metodológicos, caracterizamos a pesquisa como sendo de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica e documental. Como corpus de análise, elegemos o Livro Didático Teláris Geografia, de autoria de Vesentini e Vlach (2018), considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a análise pudemos perceber que o livro não apresenta uma carga de
estereótipos, mas concentra sua abordagem nos aspectos físicos e econômicos da região, deixando à margem questões sociais e culturais, por exemplo. A partir do exercício de análise e pensando na possibilidade de contribuir com a desconstrução dos estereótipos, construímos algumas proposições de Sequências Didáticas, com vistas a contribuir para a prática do professor de Geografia ao trabalhar a região Nordeste. Esperamos, com esta pesquisa, ampliar a reflexão de professores e estudantes acerca dos imaginários sobre o Nordeste e o nordestino, a partir do ensino de Geografia, alertando para a necessidade de se repensar uma educação que vise apresentar a região com outros olhares, configurada de potencialidade e rica econômica, social, histórica e culturalmente.