• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
Uma Proposta de Eletiva para um Itinerário Formativo: A Geometria e Cartografia da Terra
ALLANNY KARLA BARBOSA VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
15/07/2021

O presente trabalho tem por objetivo apoiar os professores e as escolas nessa nova estruturação do ensino médio, apresentando uma proposta de eletiva que une duas áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a Matemática e suas tecnologias e a Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A priori, realizamos uma pesquisa documental pautada na legislação educacional vigente, tendo como foco a Lei n° 9394/96, a Lei nº 13.415/2017 e a Resolução n° 3 de nov. 2018. Em seguida, buscamos expor uma síntese de como essa reforma irá reestruturar o ensino e como se dá o processo de elaboração de um itinerário formativo. Depois, expomos a visão do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED) acerca dos compo-nentes dos itinerários formativos, definindo lhes conceitos como aprofundamentos, eletivas e projeto de vida. Por fim, formulamos uma ementa para a eletiva “A Geome-tria e Cartografia do Planeta Terra”, organizando-a em uma sequência didática, a fim de direcionar o professor em suas metodologias e práticas. A eletiva explora noções de geometria esférica como também de cartografia, além de contém experimentos práticos e um material de estudo que servirá como uma base, sendo possível ajustes conforme a necessidade escolar.

Ensino Médio;Eletiva;Itinerário Formativo;Geometria Esférica;Cartografia
The present work aims to support teachers and schools in this new structure of secon-dary education, presenting an elective proposal that unites two areas of knowledge of the Common National Curriculum Base (BNCC): Mathematics and its technologies and Human and Social Sciences Applied. A priori, we carried out a documentary research based on the current educational legislation, focusing on Law No. 9394/96, Law No. 13.415/2017 and Resolution No. 3 of Nov. 2018. Next, we seek to present a synthesis of how this reform will restructure education and how the process of elaborating a trai-ning itinerary takes place. Then, we expose the vision of the National Council of Se-cretaries of Education (CONSED) about the components of training itineraries, defining concepts such as deepening, electives and life project. Finally, we formulated a sylla-bus for the elective “The Geometry and Cartography of Planet Earth”, organizing it in a didactic sequence, in order to guide the teacher in their methodologies and practices. The elective explores notions of spherical geometry as well as cartography, in addition to containing practical experiments and study material that will serve as a basis, being possible adjustments according to school needs.
High School;Elective;Formative Itinerary;Spherical Geometry;Cartography
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
1. Allanny.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA
-

Banca Examinadora

ISNALDO ISAAC BARBOSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS Docente - PERMANENTE
NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA Participante Externo
ISNALDO ISAAC BARBOSA Docente - PERMANENTE
ELISA FONSECA SENA E SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer