• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
SABERES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ
JESSICA CAROLINE PEREIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
27/10/2021

A presente dissertação partilha uma investigação que teve como objetivo discutir os saberes e conhecimentos que são tecidos no ambiente escolar a partir das relações construídas no espaço de Educação Infantil entre professoras e crianças para além do que dizem os documentos sobre currículo e formação docente, desinvisibilizando as vivências práticas do cotidiano. A pergunta que norteia este trabalho indaga sobre as experiências dos cotidianos das professoras e das crianças nas quais percebemos o transbordamento de saberes e conhecimentos para além do que é planejado e previsto e os espaçostemposde formação das docentes. Esta investigação é tecida por meio de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015), tendo como referencial teórico epistemológico as contribuições das pesquisas com os cotidianos de (ALVES, 2003) e (OLIVEIRA, 2012), a interlocução com as discussões de (SANTOS, 2002) para pensar sobre modernidade e ciência e como aporte metodológico (REIS, 2014) e (BRAGANÇA, 2012) entre outros autores que dialogaram com essa pesquisa. Desse modo, a investigação mergulha em narrativas docentes e elege a conversa como procedimento metodológico. Esta prática buscou tornar visíveis as narrativas das professoras que, ao narrarem, assumem uma postura reflexiva e (re)vivem experiências e histórias de seus saberesfazeres. Ao trabalhar com as experiências narradas pelas professoras, estas configuraram um componente potente de compreensão dos processos formativos e da constituição dos saberes docentes. Portanto, busca compreender os caminhos tecidos em seus processos formativos e de que forma criam currículos para além dos documentos curriculares.

Formação docente - Educação Infantil – Currículo - Pesquisa Narrativa
This dissertation shares an investigation that aimed to discuss the knowledge and apprenticechip that are woven in the school environment from the relationships built in the space of Early Childhood Education between teachers and children beyond what the documents about curriculum and teacher training say, making visible the practical everyday experiences.The question that guides this work asks about the daily experiences of teachers and children in which we perceive the overflow of knowledge and apprenticechip beyond what is planned and foreseen and the space-times of teacher training. This investigation is woven through a narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2015), having as an epistemological theoretical framework the contributions of researches to the daily lives of (ALVES, 2003) and (OLIVEIRA, 2012), the dialogue with the discussions of (SANTOS, 2002) to think about modernity and science and as a methodological contribution (REIS, 2014) and (BRAGANÇA, 2012) among other authors who dialogued with this research. Thus, the investigation delves into teaching narratives and chooses conversation as a methodological procedure. This practice sought to make visible the narratives of teachers who, when narrating, assume a reflective posture and (re)live experiences and stories of their know-how. When working with the experiences narrated by the teachers, they configured a powerful component of understanding the training processes and the constitution of teaching knowledge. Therefore, it seeks to understand the paths woven into their formative processes and how they create curricula beyond curricular documents.
Teacher training - Early childhood education - Curriculum - Narrative Research
1
127
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Jéssica Costa - Versão final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE, LINGUAGENS E SUBJETIVIDADE
A INDUÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS ESCOLAS

Banca Examinadora

GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Docente - PERMANENTE
DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES Docente - PERMANENTE
INES FERREIRA DE SOUZA BRAGANCA Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer