Esta pesquisa tem como título “Proposta formativa didático-pedagógica em EPT para professores em exercício na Educação Profissional do município de Mossoró-RN” e teve como objetivo geral promover, sob uma perspectiva Histórico-Crítica, uma formação pedagógica para professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica na Escola Estadual Professor José Nogueira no município de Mossoró-RN. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as percepções dos professores e suas ações quanto às práticas docentes desenvolvidas na EPT; elaborar uma formação didático-pedagógica em formato de um Guia Didático como Produto Educacional, pautando as discussões sobre as bases conceituais, práticas e métodos voltados ao ensino na EPT considerando a abordagem Histórico-Crítica e analisar as percepções dos docentes quanto às possíveis contribuições advindas da aplicação da formação pedagógica proposta nessa pesquisa, para a sua prática profissional, no contexto da EPT. Com isso, a pesquisa pautou-se nas discussões sobre a formação docente, bases conceituais, práticas e teorias pedagógicas e Metodologias Ativas, voltados ao ensino no âmbito da EPT. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa e, como procedimento, elementos da pesquisa-ação, uma vez que essa possibilitou um agir previamente delineado e orientado sobre a problemática elencada. A formação pedagógica foi aplicada aos professores que compõem o quadro docente do Ensino Médio integrado ao Técnico em Nutrição e Dietética da referida escola e foi dividida em quatro módulos. Como resultados iniciais, evidenciou-se um contexto de distanciamento das percepções dos docentes quanto aos sentidos formativos da Educação Profissional e Tecnológica; isso, implicando diretamente nas ações que esses desenvolvem nessa modalidade, percebeu-se, ainda, que a prática docente desses diante da EPT perpassa uma mentalidade atrelada aos métodos tradicionais de ensino. Apesar disso, os professores demostraram, considerando suas falas, bastante desejo em adquirir, aprofundar conhecimentos voltados à Educação Profissional. Nesse sentido, como resultados, pode-se afirmar que essa proposta formativa, mostrou-se bastante relevante para o contexto escolar que abrange a modalidade de EPT em sua estrutura curricular. Com as análises dos resultados observados, percebeu-se a afloração da reflexão e da conscientização oportunizada pelas discussões advindas dessa formação, e uma mudança de perspectivas diante da modalidade do EMI, isso em comparação aos resultados diagnósticos. Conclui-se, portanto, que a formação no molde proposto, ou seja, sendo alicerçada pelas teorias e metodologias fundamentadas na problematização, reflexão-crítica, possibilitou uma visão ampla e disponibilizou ferramentas para prática desses profissionais diante da EPT, ofertando contribuições significativas para as práticas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica dos professores participantes.