Esta dissertação tem por objetivo analisar uma proposta de ensino para a prática de leitura e escrita de exemplares de resenha, desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com estudantes da 3ª série do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se na perspectiva de pedagogia crítica apresentada por Freire (1967) e defendida por Zaidan (2019), com o conceito de gêneros do discurso concebido por Bakhtin (1997) e com a concepção de educação integrada adotada por Ciavatta (2014) e Araújo e Frigotto (2015). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com a elaboração e aplicação de uma sequência didática, envolvendo atividades de leitura, análise e produção de textos realizadas no ambiente digital Google Sala de Aula, para problematizar o mundo do trabalho. Para isso, o ponto de partida se dá com a leitura da obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell (2007), por ser uma narrativa ficcional que apresenta um enredo com muitas simbologias que fazem alusão ao mundo do trabalho, fundamental para a promoção da consciência do trabalho como princípio educativo, um dos eixos norteadores da EPT. As etapas da sequência são constituídas por leitura da obra, apresentação da situação, produção inicial, oficinas, produção final e publicação dos textos. O corpus da pesquisa foi constituído pelas atividades realizadas pelos estudantes em todos esses momentos, incluindo o questionário respondido ao final da sequência, para identificar os efeitos dessa prática didáticopedagógica na compreensão dos sentidos sobre o mundo do trabalho. A análise de dados, após aplicação da sequência didática, demonstra que os estudantes participaram de forma crítica de todas as atividades propostas. Concluiu-se que a leitura de uma obra literária, a produção de atividades verbo-visuais, a participação em aula interdisciplinar foram práticas pedagógicas que contribuíram para a escrita e reescrita de resenhas, compreendidas como objetos de ensinoaprendizagem explícito, pois além de problematizar os conteúdos pertinentes das mais diferentes áreas do conhecimento, também pode promover agenciamento quando os/as estudantes são encorajados/as a publicarem seus textos em redes sociais, tornando-se autores/as fora da sala de aula (digital).