Nossa pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional voltado para o debate do consumo do álcool entre jovens. Esta questão relaciona-se com o mundo do trabalho e da vida por se tratar de uma temática de relevância social, uma vez envolve a discussão sobre fatores de risco e proteção, dependência química, sobre o consumo funcional ou disfuncional no ambiente de trabalho, além dos aspectos médicos relacionados à saúde humana. Trata-se, portanto, de um tema muito significante a ser abordado junto aos discentes, na perspectiva de um debate qualificado e multifacetado, trazendo uma discussão que vá além da abordagem médica. Nosso trabalho consistiu, assim, em uma pesquisa aplicada, do tipo intervenção pedagógica, conforme preconizado por Damiani et al. (2013), e com abordagem qualitativa, tendo como objetivo desenvolver uma proposta de ensino, aplicada na disciplina de Biologia II, voltada a sensibilização dos discentes do 4º ano do Ensino Médio Integrado, do curso Técnico em Informática do IFRN ± campus Mossoró. O desenho da proposta se estabeleceu pautando-se pela integração de conhecimentos de áreas distintas, dentre elas a fisiologia humana, a história, a sociologia, dentre outras. A intervenção se concretizou em seis semanas, com duas horas-aulas semanais nas cinco primeiras semanas, e três horas-aulas na sexta semana. Teve como base metodológica a combinação da exposição dialogada docente com ações discentes que envolveram a escrita, a oralidade, a pesquisa e a reflexão crítica sobre os conteúdos propostos. Foram utilizados também instrumentos de coleta de dados (questionários pré e pós-teste) no intuito de verificar os ganhos pedagógicos de nossa vivência, além de coletar as impressões discentes sobre a intervenção, propriamente dita. Os resultados foram apresentados e discutidos a partir do estabelecimento de categorias de análise, relacionados aos ganhos pedagógicos em diversos aspectos associados à temática, tais como fatores determinantes do consumo, história do consumo de bebidas alcoólicas, políticas públicas, dentre outras. Tomados em conjunto, os resultados sugerem a validação de nosso produto educacional, face à verificação de aprendizado e às avaliações favoráveis dos discentes, sujeitos da pesquisa. Procedemos também a uma autoavaliação de nosso produto educacional, com base nos parâmetros propostos por Káplun (2002, 2003), Ruiz et al. (2014) e Leite (2018). Concluímos que nosso produto educacional pode ser validado, na perspectiva dessa autoavaliação, visto atender aos vários critérios científicos que são preditores para sua validação, conforme os autores citados. Concluímos que a nossa experiência pedagógica foi exitosa e que o trabalho proporcionou o desenvolvimento de maior conhecimento e de maior capacidade crítica discente frente a temática do consumo abusivo de álcool, promovendo a reflexão sobre diversas situações de vida e sobre a importância do autocuidado e da responsabilização individual pelo cuidado coletivo. Nossa proposta, contribuiu, assim, para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, mais preparados e assertivos nos diversos quesitos relacionados à multifacetada questão do consumo do álcool.