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Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
DIREITO (40003019006P4)
HOMESCHOOLING: constitucionalidade e intervenção estatal na educação domiciliar
GIULIA DE ROSSI ANDRADE
DISSERTAÇÃO
30/03/2021

O presente trabalho analisa, por intermédio da interpretação constitucional julgada como a sendo mais adequada, se o ensino regular domiciliar pode ser considerado, dentre as opções disponíveis, um meio constitucional para a realização do direito fundamental à educação. Para ilustrar o objetivo pretendido, o trabalho dividiu-se em três capítulos. No primeiro, buscou-se, através das possíveis bases de interpretação da Constituição Federal de 1988, demonstrar a opção do constituinte pela instituição de um Estado Social que não permite, notadamente na consecução de um direito fundamental social, uma atuação subsidiária. Em um segundo momento, fez-se uma breve análise conceitual sobre o termo homeschooling, analisando-se como o método é utilizado e regulamentado em outros países, e, ainda, criticou-se a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário n. 888.815. Em seguida, no terceiro capítulo, foram consideradas a liberdade de escolha, o interesse público e o moralismo religioso, para que, ao fim, fosse analisada a busca por uma legislação nacional a respeito da educação domiciliar. Para atingir o objetivo, o trabalho utilizou o método bibliográfico e histórico.

Educação Domiciliar. Homeschooling. Estado Social. Direito à educação. Intervenção Estatal.
This work analyzes, through the constitutional interpretation judged to be the most adequate, if regular home education can be considered, among the available options, a constitutional means for the realization of the fundamental right to education. To illustrate the intended objective, the work was divided into three chapters. In the first, we sought, through the possible bases of interpretation of the Federal Constitution of 1988, to demonstrate the option of the constituent for the institution of a Social State that does not allow, notably in the achievement of a fundamental social right, a subsidiary action. In a second step, a brief conceptual analysis was made of the term homeschooling, analyzing how the method is used and regulated in other countries, and also criticized the decision handed down by the Supreme Federal Court in Extraordinary Appeal n. 888,815. Then, in the third chapter, freedom of choice, public interest and religious moralism were considered, so that, in the end, the search for national legislation regarding home education was analyzed. To achieve the objective, the work used the bibliographic and historical method.
Home Education. Homeschooling. Welfare State. Right to education. State intervention.
01
180
PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação Giulia Andrade - Dissertacao Definitiva.pdf

Contexto

DIREITO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO
ESTADO, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS PARA UM ESTADO DE DIREITO VOLTADO À FELICIDADE E AO DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ÉTICO-INSTITUCIONAIS E DE EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

Banca Examinadora

EMERSON GABARDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMERSON GABARDO Docente - PERMANENTE
IRENE PATRICIA NOHARA Participante Externo
DANIEL WUNDER HACHEM Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GODOY DOTTA Participante Externo

Vínculo

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Sim
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Capes UFRN RNP
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