• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
Educação Presencial
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma Proposta Didática Explorando Ambientes de Aprendizagem à Luz da Matemática Crítica
LEANDRA BARBIERI
DISSERTAÇÃO
08/09/2021

Apresenta-se proposta de sequência didática para o estudo de Educação Financeira sob a ótica da Educação Matemática Crítica identificando ambientes de aprendizagem nestas atividades. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa propositiva com produção de roteiro para proposta de sequência didática que poderá ser aplicada no Ensino Médio, independente da série. Entretanto, referencia-se para esse trabalho o Novo Ensino Médio, pois com a implementação do mesmo, o estudante tem a opção em fazer a escolha pelo componente curricular eletivo de Educação Financeira. Os dados analisados, por meio de categorias, compreendem atividades desta proposta didática. A escolha do tema justifica-se em função da observação com relação a indecisão dos estudantes referente às questões de consumo, planejamento e orçamento financeiros. Em outros trabalhos acadêmicos analisados com a mesma temática se enfatiza a questão do trabalho a partir do cotidiano dos estudantes, assim a relevância de uma abordagem de maneira crítica em relação aos conceitos da Educação Financeira. Com a apresentação e o desenvolvimento dessa proposta de sequência didática, a expectativa é de que os estudantes investiguem, testem, simulem, resolvam os problemas propostos movendo-se por diferentes ambientes de aprendizagem, ampliando as possibilidades de uma formação completa no desenvolvimento dos conteúdos, além da atuação em processos de ação e reflexão, usando-se dos conhecimentos matemáticos estudados. Almeja-se então que esta abordagem possa interferir de forma crítica e responsável em ações que sejam exigidas a tomada de decisão referente a questões financeiras do cotidiano dos estudantes e também de seus familiares.

Educação Financeira;Educação Matemática Crítica;Situações do cotidiano;Ambientes de aprendizagem.
In this paper is related a didactic sequence for the Financial Education study, under view the Critical Mathematic Education, identifying learning environment in these activities. It is constituted in a propositive qualitative research with production of a script to propose a didactic sequence that could be applied in high school, regardless of grade. However, The New High School is referred to for this work, because with its implementation, the student has the option to choose the elective curriculum component of Financial Education. The data analyzed through categories include activities of this teaching proposal. The choice of theme is justified on the basis of observation with respect to indecision of the students related to issues of consumption, financial planning and budget. In others academic studies analyzed with the same theme are emphasized the issue of work from the daily lives of students, so the relevance of a critical approach to the concepts of Financial Education. With the presentation and development of this proposed didactic sequence, the expectation is that students will investigate, test, simulate, solve the proposed problems moving through different learning environments, expanding the possibilities of a complete training in content development, besides acting in action and reflection processes, using mathematical knowledge studied. Finally, It aims so that this approach can interfere critically and responsibly in actions that require decision making relating to financial issues of the daily lives of students and also their families.
Financial Education;Critical Mathematic Education;Everyday situations;Learning environments.
unico
84
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissert Final Correções Leandra Barbieri.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA
-

Banca Examinadora

ROSANE ROSSATO BINOTTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NILCE FATIMA SCHEFFER Docente - PERMANENTE
ROSANE ROSSATO BINOTTO Docente - PERMANENTE
LEANDRA ANVERSA FIOREZE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa no país - Pós-graduação 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EXPLORANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer