A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, inaugurou um novo capítulo na história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, uma vez que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e criou os Institutos Federais (IF), impulsionando, assim, a expansão e interiorização da EPT. Esse fato, por sua vez, passou a demandar profissionais para atuar nesse específico campo educacional. Quanto à realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), especificamente ao Campus Mossoró, constatamos, mediante a análise de editais e provas de certames e questionário de sondagem, que, aos profissionais que passaram a integrar seu quadro de pessoal, não foi oferecida uma formação para atuarem em uma instituição especializada em EPT. Defronte esse cenário, elegemos a seguinte questão de pesquisa: de que forma podemos contribuir para que os servidores do IFRN-Campus Mossoró possam conhecer a institucionalidade na qual trabalham e as transformações por que passou a EPT no Brasil? Para respondê-la, propomos como objetivo geral: promover uma intervenção, de natureza pedagógica, por meio de um curso de formação sobre a trajetória da EPT no Brasil, com ênfase nos Institutos Federais, para os servidores do IFRN - Campus Mossoró. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) conhecer a história da EPT no Brasil; b) compreender as características e as finalidades dos IF, bem como seus desafios atuais; e c) aplicar e avaliar o curso de formação direcionado aos servidores do IFRN – Campus Mossoró, no tocante às contribuições trazidas para sua formação profissional. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica e documental. Para atingir os dois primeiros objetivos específicos, embasamo-nos em Caires e Oliveira (2016), Cunha (2005a, 2005b, 2005c, 2014), Fonseca (1961), Manfredi (2016), Ramos (2014), dentre outros, que investigam a EPT no Brasil, bem como em seus principais atos normativos, o que nos proporcionou os subsídios para a construção de um produto educacional. Visando a alcançar o último objetivo específico, orientamo-nos pelas pesquisas interventivas, desenvolvidas por Damiani et al. (2013), na perspectiva da Teoria Histórico-Crítica de Vygotsky. Para tanto, realizamos um diagnóstico inicial para conhecer o perfil profissional dos pretensos participantes e aferir seus conhecimentos prévios sobre EPT, o que nos auxiliou no planejamento e na implementação do produto educacional com sua posterior avaliação, vindo a produziu dados, que foram tratados à luz da Análise de Conteúdo, possibilitando-nos fazer inferências e obter resultados sobre a intervenção realizada. Por fim, concluímos que a presente pesquisa contribuiu para a formação dos participantes, que a avaliaram de forma satisfatória.