O Ensino Médio Integrado é uma modalidade de ensino, cujo processo de integração visa à formação humana integral, abrangendo todas as dimensões da vida. O presente trabalho teve o objetivo verificar as contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma perspectiva histórico ambiental para a promoção da interação e integração entre as disciplinas da formação técnica e da formação geral do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - campus de Catolé do Rocha. Após uma sondagem informal na instituição campo de pesquisa, decidimos desenvolver uma Sequência Didática Interdisciplinar, intitulada “Edificações e Meio Ambiente: A degradação do riacho Agon em Catolé do Rocha”, envolvendo as disciplinas de História e Construção Civil e Meio Ambiente. A partir deste estudo preliminar foi possível definir o problema, os objetivos, o tema e um plano de ação que contribuísse para equacionar a problemática vivenciada pelo público-alvo, alunos e professores do referido Curso. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, e possui elementos procedimentais de uma Pesquisa Participante. Quanto à abordagem do problema, identifica-se como uma pesquisa qualitativa. Com relação aos objetivos, possui características de uma pesquisa descritiva, investigação cujo objetivo é a descrição das características de um determinado fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Os procedimentos metodológicos adotados para nossa pesquisa tiveram como referência Gil (2002). Assim, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: a) montagem institucional e metodológica (definição dos objetivos e técnicas de coletas, diálogo com os participantes e, elaboração de um cronograma de atividades), estudo preliminar e provisório da região e da população pesquisadas (sujeitos, lócus e contexto do universo da pesquisa); b) elaboração do Produto Educacional; c) aplicação e avaliação de um plano de ação (aplicação e avaliação do Produto Educacional); d) análise dos dados (pré-análise, organização do material, definição das categorias, codificação e, resultados e discussões). Quanto à técnica de análise dos dados, optamos pela análise de conteúdo, tendo como referência Bardin (1977), o qual organiza as fases de análises em torno de três polos: a pré-análise, que compreende a organização do material para análise; a exploração do material referente à codificação, enumeração e classificação das categorias; o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação, cujo objetivo foi a validação dos dados, dando a estes, significados, o que ocorreu com a utilização de quadros e figuras, possibilitando que fizéssemos comparações e generalizações. Mediante a avaliação do Produto Educacional, verificou-se que a efetivação do ensino médio integrado, a partir da prática educativa em sala de aula, ainda é um desafio a ser vencido, embora a instituição, campo de pesquisa, tenha empreendido várias ações com o objetivo de promover, internamente, a formação continuada do seu corpo docente para lecionar nesta modalidade de ensino. Constata-se que o Produto Educacional atendeu o seu objetivo principal, o de contribuir para a integração e interação entre as disciplinas da formação técnica e da formação geral do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.