A profissão de técnico em alimentos tem possibilidades de atuação vastas, estando sujeita ao cumprimento de diversos dispositivos legais e normas reguladoras, além do registro no conselho competente. No Rio Grande do Norte, o curso técnico em alimentos está disponível em dois campi do IFRN e, apesar da ética profissional e responsabilidade técnica serem pressupostos de atuação, elas não estão dispostas explicitamente nas ementas de disciplinas do curso integrado em alimentos no IFRN. Neste sentido, com o objetivo geral de entender de que maneira ocorre a formação em ética profissional e responsabilidade técnica no curso em alimentos é que se deu este trabalho. Para tanto, inicia-se com a apresentação dos conceitos iniciais de educação politécnica e omnilateral, firmados, especialmente, em Marx, Engels e Gramci; passando por apontamentos sobre o ensino médio integrado, com foco no Brasil, desde as primeiras escolas profissionais até o IFRN Campus Currais Novos, onde se desenvolveu a pesquisa; e, ainda, aborda-se a classificação de Libâneo acerca das tendências pedagógicas de aprendizagem, com o intuito de demonstrar as razões de escolha das metodologias de trabalho, processo e avaliação utilizadas. O trabalho é pertencente à linha Práticas Educativas em EPT e situado como Macroprojeto 1, que trata de propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, que teve como produto educacional um curso de formação para os alunos do curso técnico em alimentos do IFRN Campus Currais Novos, abordando os principais temas da área. Como parte dos resultados obtidos, verificou-se que 100% dos partícipes melhoraram os seus índices de acerto, avaliados por meio de questionários inicial e final, sendo que 98,5% destes acertaram todas as perguntas no questionário final. A pesquisa também permitiu compreender que há lacunas na formação do discente do curso técnico integrado em alimentos relacionadas à práxis profissional, possibilidades e limites de atuação. Entendemos, diante dos resultados, que o produto educacional proposto tem condições de auxiliar na resolução do problema através do desenvolvimento destas capacidades. A relevância social deste trabalho consiste, portanto, em propiciar a melhoria na formação dos futuros técnicos em alimentos, garantindo, por fim, a segurança alimentar, e consequentemente a saúde da população. Para sua construção, foi utilizada abordagem exploratória, através de análise bibliográfica, documental, observação direta extensiva por meio de questionários e exposição dialogada como elementos de coleta, tratamento e avaliação de dados.