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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
TRANSPONDO A CONTENÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO: Por uma educação emancipatória/clandestina dentro dos muros da socioeducação
ISABEL AVILA FERNANDES BARROS
DISSERTAÇÃO
23/12/2021

Esta dissertação origina-se da pesquisa realizada no mestrado por meio de conversas com educadores populares de um movimento social de educação popular que atuam em unidades de internação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas. O texto discute a proposta de educação a partir das relações entre educadores populares e alunos privados de liberdade que tecem o espaço de unidades de internação do sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. A pergunta que norteia este trabalho indaga sobre as práticas e formas de atuação a partir das experiências dos cotidianos dos educadores populares no espaço de socioeducação. A pesquisa desenvolve-se a partir de uma metodologia política que envolve as pesquisas nosdoscom os cotidianos, pois entendo a necessidade de mergulhar no espaçotempo a ser pesquisado (ALVES, 2001), além das conversas com educadores populares desse espaço, pesquisa bibliográfica e análise das políticas públicas que envolvem a criação de espaços institucionalizados de socioeducação. Desse modo, a pesquisa mergulha nas narrativas de educadores populares e tem a conversa como procedimento metodológico. Como referencial teórico para a discussão sobre o espaçotempo pesquisado, trago Boaventura de Sousa Santos, Milton Santos e Aníbal Quijano. Estes autores farão parte da conversa tecida com os educadores populares e eu, pensando que os sujeitos envolvidos no processo vivem um apagamento que insibiliza suas vidas e práticas.

Sócioeducação -Pensamento abissal - Narrativa - Educadores populares
The present dissertation emerged from the master research with popular educators who work in socio-educational detention centers of the Department of Socio-educational Actions of a social movement of popular education. This work discusses the proposal of an educational approach based on the relationships between educators and students deprived of freedom that create their own space in the socio-educational system of Rio de Janeiro. The question that guides this work investigates the practices of popular educators taking into account their daily experiences in their socio-educational context. The research advances from a political methodology that involves researching everyday experiences understanding that there is a need to dives into the spacetime to be researched (ALVES, 2001), in addition to the conversations with popular educators in that spacetime, bibliographical research and policy analysis involving the creation of institutionalized spaces for socio-education. In this way, the research delves into the narratives of popular educators and uses conversation as a methodological procedure. As a theoretical reference for the discussion about the researched spacetime, I bring Boaventura de Sousa Santos, Milton Santos and Aníbal Quijano. These authors will be part of the conversations weaved with popular educators and myself, thinking that the subjects involved in the process are experiencing an obliteration that leads to invizibilization of their lives and practices.
Socioeducation - Abyssal thinking - Narrative – Popular educator
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
ISABEL AVILA - DISSERTACAO FINAL.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE, LINGUAGENS E SUBJETIVIDADE
Conversas entre professores:alteridades e singularidades - ConPAS

Banca Examinadora

GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Docente - PERMANENTE
ANDRE BOCCHETTI Docente - PERMANENTE
INES BARBOSA DE OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Sim
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