Problematizo, neste trabalho, as aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul EFASC. Busco compreender quais e como as aprendizagens ocorrem na singularidade da organização metodológica alternada. Para isso, considero a Pedagogia da Alternância como possibilidade para uma educação contextualizada e emergente do povo camponês vinculada, em nível mundial, a movimentos sociais na França, nos anos 30, e, no Brasil, a partir de 1968, às articulações educacionais por uma Educação do Campo. Essa proposta forma, assim, a Rede CEFFA composta pelas EFAS, CFRs e ECORs. O Rio Grande do Sul participa desse movimento educacional com as experiências das CFRs, no norte do estado, e da EFASC, na região do Vale do Rio Pardo. Tendo este cenário, procuro mostrar as trilhas da Pedagogia da Alternância na especificidade do Movimento CEFFA enquanto proposta de educação do campo relacionada ao ensinar e aprender inerente à vida e às relações que a configuram. Neste sentido, busco aproximações conceituais com teorias que se coadunam com os processos organizacionais e metodológicos da alternância, como as de John Dewey e Paulo Freire. Com estes suportes teóricos e com base nos princípios e finalidades do Movimento CEFFA, traço os caminhos da práxis da Pedagogia da Alternância na EFASC, com seus instrumentos pedagógicos e sua organização curricular, através das vozes dos atores do processo formativo: estudantes, famílias e monitores, utilizando como estratégia investigativa a pesquisa-ação. A partir destes olhares, percebo a prática educativa na EFASC pautada por um trabalho integrador, permeado por fortes relações de convivência, diálogo e partilhas, que são potencializadas na circularidade da roda como espaço educativo. Considero, portanto, que as aprendizagens na EFASC são fortalecidas pelo movimento alternado e sua organização pedagógica que criam vínculos com a realidade e com os outros a partir de uma relação dialógica problematizadora em que a Pedagogia da Alternância se apresenta como uma proposta de educação do campo significativa para o sujeito e para o mundo em que vive.