• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
EDUCAÇÃO (42020018006P4)
Educação Presencial
APRENDIZAGENS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL
CRISTINA LUISA BENCKE VERGUTZ
DISSERTAÇÃO
28/02/2013

Problematizo, neste trabalho, as aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. Busco compreender quais e como as aprendizagens ocorrem na singularidade da organização metodológica alternada. Para isso, considero a Pedagogia da Alternância como possibilidade para uma educação contextualizada e emergente do povo camponês vinculada, em nível mundial, a movimentos sociais na França, nos anos 30, e, no Brasil, a partir de 1968, às articulações educacionais por uma Educação do Campo. Essa proposta forma, assim, a Rede CEFFA composta pelas EFAS, CFRs e ECORs. O Rio Grande do Sul participa desse movimento educacional com as experiências das CFRs, no norte do estado, e da EFASC, na região do Vale do Rio Pardo. Tendo este cenário, procuro mostrar as trilhas da Pedagogia da Alternância na especificidade do Movimento CEFFA enquanto proposta de educação do campo relacionada ao ensinar e aprender inerente à vida e às relações que a configuram. Neste sentido, busco aproximações conceituais com teorias que se coadunam com os processos organizacionais e metodológicos da alternância, como as de John Dewey e Paulo Freire. Com estes suportes teóricos e com base nos princípios e finalidades do Movimento CEFFA, traço os caminhos da práxis da Pedagogia da Alternância na EFASC, com seus instrumentos pedagógicos e sua organização curricular, através das vozes dos atores do processo formativo: estudantes, famílias e monitores, utilizando como estratégia investigativa a pesquisa-ação. A partir destes olhares, percebo a prática educativa na EFASC pautada por um trabalho integrador, permeado por fortes relações de convivência, diálogo e partilhas, que são potencializadas na circularidade da roda como espaço educativo. Considero, portanto, que as aprendizagens na EFASC são fortalecidas pelo movimento alternado e sua organização pedagógica que criam vínculos com a realidade e com os outros a partir de uma relação dialógica problematizadora em que a Pedagogia da Alternância se apresenta como uma proposta de educação do campo significativa para o sujeito e para o mundo em que vive.

Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; aprendizagem; diálogo; partilha
I discuss, in this work, Pedagogy of Alternation learning in the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC. I seek to understand what and how learning occurs in the uniqueness of the organization methodological alternate. For this, I consider the Pedagogy of Alternation as a possibility for a contextualized and emerging education of the peasant people linked, worldwide, to social movements in France, in the 30s, and in Brazil, from 1968, by educational articulations to Field Education. So this proposal form the CEFFA network composed of EFAs, CFRs and ECORs. The Rio Grande do Sul participates in this movement with the educational experiences of CFRs, in the north, and EFASC, in the Vale do Rio Pardo. Having this scenario, I try to show the tracks of the Pedagogy of Alternation in the specificity of CEFFA’s Movement as field education related to teaching and learning inherent in life and relationships that shape it. In this sense, I seek conceptual approaches with theories liked with the organizational and methodological processes of alternation, such as John Dewey and Paulo Freire. With these supports theoretical and based on the principles and purposes of the CEFFA’s Movement, I draft the paths of praxis in the Pedagogy of Alternation of EFASC with their instruments and their educational curriculum, through the voices of the actors of the educational process: students, families and monitors, as a research strategy using the pesquisa-ação. From these perspectives, I realize the educational practice in EFASC guided by an integrative work, permeated by strong relations of coexistence, dialogue and sharing, which are enhanced in the roundness of the wheel as educational space. I consider, therefore, that the learning in EFASC are strengthened by reciprocating and educational organization that create connections with reality and with others from a problematical dialogical relationship in that the Pedagogy of Alternation is presented as a proposal for field education significant for the subject and the world in which he lives.
Pedagogy of Alternation; Field Education; learning; dialogue; sharing.
1
174
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
Cristina Vergutz.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: A ESCRITA E OS PROFESSORES - OUTROS DADOS E REFLEXÕES

Banca Examinadora

FELIPE GUSTSACK
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MALVINA DO AMARAL DORNELES Participante Externo
SANDRA REGINA SIMONIS RICHTER Docente - PERMANENTE
LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (módulo Taxas) 24

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer