As diferentes estratégias de ensino utilizadas pelos professores nas aulas de Matemática são um meio de promover a compreensão dos conceitos científicos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicologias e sociais, possibilitando assim, um desenvolvimento integral do aluno. A metodologia Oficinas de Aprendizagem é uma proposta que almeja desenvolver as potencialidades do aluno, com aulas interdisciplinares, interseriadas, pautadas em pesquisa, interações e contextualização, promovendo a autonomia, o interesse e o engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de Natureza Interventiva, realizada com uma turma de 20 alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Professora Adélia Lutz, do município de São Bento do Sul – SC, na disciplina de Matemática, com aulas remotas via Google Meet e discussões das equipes via WhatsApp. Teve por objetivo analisar o interesse, o engajamento e a autonomia dos alunos, com a aplicação de uma Oficina de Aprendizagem nas aulas de Matemática. Para tanto, foi criada a “Oficina Raízes” e implementada por meio de 6 Rotas de Aprendizagem, nas aulas de Matemática, em específico, sobre os conteúdos de Sequências e Proporcionalidade. Para o levantamento de dados foram utilizadas as gravações das aulas on-line, observações dos debates dos grupos de WhatsApp e aplicação do questionário ao final da implementação da Oficina, permitindo assim a triangulação dos resultados para consolidar as conclusões. Para analisar os resultados criou-se as categorias Autonomia, Engajamento e Interesse, elaboradas a priori. Como resultado, observou-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, do engajamento e do interesse dos estudantes durante as aulas de Matemática, ao estimular as discussões, interações, investigações, as tomadas de decisão, a pró-atividade e a socialização dos estudos realizados a partir do Tema Gerador e do Desafio da Oficina Raízes. Como produto dessa pesquisa, elaborou-se um Guia voltado aos professores, contendo o conceito da metodologia Oficinas de Aprendizagens criada por Rigon (2010), as principais etapas de uma Oficina de Aprendizagem, exemplificando a Oficina Raízes, sugestões de pesquisas, possíveis temas de novas Oficinas, as Rotas de Aprendizagem da Oficina Raízes e suas aplicações nas aulas de Matemática.