• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
OFICINAS DE APRENDIZAGEM E A MATEMÁTICA: DESAFIOS QUE ENVOLVEM O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LUCIANE GUEDES
DISSERTAÇÃO
19/10/2021

As diferentes estratégias de ensino utilizadas pelos professores nas aulas de Matemática são um meio de promover a compreensão dos conceitos científicos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicologias e sociais, possibilitando assim, um desenvolvimento integral do aluno. A metodologia Oficinas de Aprendizagem é uma proposta que almeja desenvolver as potencialidades do aluno, com aulas interdisciplinares, interseriadas, pautadas em pesquisa, interações e contextualização, promovendo a autonomia, o interesse e o engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de Natureza Interventiva, realizada com uma turma de 20 alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Professora Adélia Lutz, do município de São Bento do Sul – SC, na disciplina de Matemática, com aulas remotas via Google Meet e discussões das equipes via WhatsApp. Teve por objetivo analisar o interesse, o engajamento e a autonomia dos alunos, com a aplicação de uma Oficina de Aprendizagem nas aulas de Matemática. Para tanto, foi criada a “Oficina Raízes” e implementada por meio de 6 Rotas de Aprendizagem, nas aulas de Matemática, em específico, sobre os conteúdos de Sequências e Proporcionalidade. Para o levantamento de dados foram utilizadas as gravações das aulas on-line, observações dos debates dos grupos de WhatsApp e aplicação do questionário ao final da implementação da Oficina, permitindo assim a triangulação dos resultados para consolidar as conclusões. Para analisar os resultados criou-se as categorias Autonomia, Engajamento e Interesse, elaboradas a priori. Como resultado, observou-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, do engajamento e do interesse dos estudantes durante as aulas de Matemática, ao estimular as discussões, interações, investigações, as tomadas de decisão, a pró-atividade e a socialização dos estudos realizados a partir do Tema Gerador e do Desafio da Oficina Raízes. Como produto dessa pesquisa, elaborou-se um Guia voltado aos professores, contendo o conceito da metodologia Oficinas de Aprendizagens criada por Rigon (2010), as principais etapas de uma Oficina de Aprendizagem, exemplificando a Oficina Raízes, sugestões de pesquisas, possíveis temas de novas Oficinas, as Rotas de Aprendizagem da Oficina Raízes e suas aplicações nas aulas de Matemática.

Oficinas de Aprendizagem;Educação Matemática;Sequências;Proporcionalidade
The different strategies used by teachers in the math classes is a way to provide the understanding of scientific content and the development of cognitive, psychological and social skills, thus guaranteeing, the student´s integral development. The methodology Workshop and Learning is a proposal for these challenges that many teachers of math classes need to face and they wish to develop the potential of students, with interdisciplinary classes, interseriated, based on research, interections and contextualization. Therefore, this research aimed to analyze the interest, the engagement and autonomy of students with the application of a Learning Workshop in the math classes. The methodology used was a qualitative approach of Interventional Nature, it was performed with 20 students of 7º and 8º grades of elementary school in Professora Adélia Lutz School. Therefore, a Learning Workshop caller Raízes was created and implemented through 6 Learning Routs, in the math classes, specifically about contents of sequence and proportionality, during the third trimester of the school year. For the date survey were used recording of online classes, observation of WhatsApp group debates and a questionnaire application at the end of the workshop implementation, and in this way allowing the triangulation of results to consolidate the conclusions. To analyze the collected data, it was created the categories of Autonomy, Engagement and Interest, and it was elaborated a priori. As a result, it was observed that the methodology contributed and potentiated the development of autonomy, engagement and interest of school students, by simulating discussions, interactions, investigations, decisions, proactivity and the socialization of studies accomplished from the theme Challenge Generator developed in the Raízes Workshop. As a product of this research, a guide aimed the teachers was created, containing the concept of methodology Learning Workshops created by Rigon (2010), the main phases of a Learning Workshop and its Routs of Learning, with suggestions of search, possible topics for new workshops, and the application in the math classes.
Learning Workshops;Elementary School;Education;Math
1
145
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Luciane Guedes.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O ensino de Matemática e a inclusão: o desafio das diferenças

Banca Examinadora

SILVIA TERESINHA FRIZZARINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FABIO ALEXANDRE BORGES Participante Externo
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
SILVIA TERESINHA FRIZZARINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O ENSINO COM OFICINAS DE APRENDIZAGEM: UM GUIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer