Na literatura do campo de educação de forma abrangente e de educação em ciências, em particular, encontra-se indicações positivas e críticas quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Embora pareça contraditório, isso é compreensível e faz com que tenhamos que analisar cada crítica ou cada indicação de potencialidade atrelada ao
contexto específico a que se referem e que lhes deram origem e motivação. Neste âmbito, encontra-se questionamentos sobre: o uso de tecnologias em sala de aula, quais as vantagens e os desafios inerentes à utilização destes recursos didático-pedagógicos e, quais subsídios são necessários para o professor fazer uso de tais recursos. Haja vista este cenário mais abrangente, teve-se como objetivo, nesta investigação, promover um estudo movido pelo seguinte problema de pesquisa: quais os desafios e as vantagens didático-pedagógicas do uso da Lousa Digital em aulas de Física e em que medida este uso favorece a aprendizagem dos estudantes? A pesquisa se caracteriza como de intervenção e a parte empírica, relativa à implementação do Produto Educacional, foi desenvolvida em uma escola de educação básica do estado de Santa Catarina, em uma turma do Primeiro Ano do Ensino Médio. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: diário de campo, vídeo-gravações, produção de estudantes, pré-teste e pós-teste e questionário. As aulas, inerentes à intervenção didático-pedagógica, foram conduzidas pela professora pesquisadora, de forma presencial, respeitando as regras de saneamento impostas
pela pandemia (COVID-19). O produto Educacional está composto por um módulo didático, estruturado de acordo com a perspectiva dos três momentos pedagógicos, e focados para o ensino das Leis de Newton. Sob uma perspectiva metodológica, pela natureza dos dados coletados e do tratamento e análise empregada, a investigação assume aspectos típicos de uma pesquisa mista. A partir dos resultados da pesquisa, ficou claro que a LD corrobora para alcançar a aprendizagem dos estudantes, porém, o que está entrelaçado ao seu uso é um planejamento bem estruturado.