• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (33078017002P3)
O ESTADO DA ARTE NO PERÍODO DE 2011 A 2019: REVELAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
23/04/2021

Diante dos documentos oficiais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o decreto 10.393/2020 que incentivam o trabalho com a Educação Financeira na escola, dentro do componente curricular Matemática, esta pesquisa foi realizada visando desenvolver a criticidade proposta por Skovsmose mediante situações cotidianas. A partir disso, nesta pesquisa, nosso objetivo foi de investigar e analisar a produção acadêmica expressa em dissertações sobre a Educação Financeira no Ensino da Matemática, a fim de revelar as contribuições da temática. Metodologicamente, assume-se a pesquisa como Estado da Arte e como uma investigação dentro da abordagem qualitativa. Para tanto, realizamos um mapeamento através de pesquisa bibliográfica no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do descritor “Educação Financeira”. Consideramos que os trabalhos analisados se baseavam na Educação Financeira no Ensino da Matemática voltada para a criticidade do aluno, para a formação continuada dos professores e para os livros didáticos. Evidenciamos, durante o estudo, que os alunos inseridos num ambiente de aprendizagem sentem-se motivados na realização de tarefas e valorizados quando desafiados a questionar; o professor quando busca novas alternativas para desenvolver suas práticas pedagógicas pode proporcionar novos significados aos processos de ensino e aprendizagem, vale ressaltar a importância da troca de experiências entre os professores e a importância da formação continuada; em relação ao livro didático, aos poucos, começam a contextualizar a Educação Financeira nos exercícios de Matemática, ele é um norteador e todos os conteúdos podem ser trabalhados de diversas formas, no entanto, o manual dos professores não propõe situações reais para o desenvolvimento da aula. Enfatizamos que a Educação Financeira no Ensino da Matemática poderá formar um cidadão mais reflexivo e crítico, capaz de tomar decisões conscientes de acordo com a realidade em que vive.

Educação financeira;Educação matemática;Matemática crítica
Facing the official documents such as Common National Curriculum Base (BNCC) and the decree 10.393/2020 that encourage work with Financial Education at school, within the Mathematics curriculum component, aiming to develop the criticality proposed by Skovsmose through the situations in daily. The objective of this research was to investigate and to analyze the academic production expressed in dissertations about Financial Education in Mathematics Education, in order to show the contributions of the thematic. Methodologically, attribuite to the research as a State of Art and an investigation within the qualitive approach. Therefore, a mapping was carried out through the bibliographic research in the Bank of Theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education (CAPES), using the “Financial Education” as a descriptor. It was considered that the studies analyzed in relation to Financial Education in Mathematics Education aimed at the criticality of the student, the continuing education of teachers and the textbooks. It was evident during the study that: students in a learning environment feel motivated to perform tasks and valued when they are challenged to ask questions; when teachers search for new alternatives to develop their pedagogical practices, they can provide new meanings to the teaching and learning processes, emphasizing the importance of sharing experiences between teachers and the continuing education; regarding the textbook, the contextualization of Financial Education in Mathematics exercises is gradual, it is a guide and all the contents contained in the book can be used in different ways, however the teachers manual does not propose real situations for the development of the class. Emphasizing that Financial Education in Mathematic Education makes possible to form a more reflective and critical citizen able to making conscious decisions according to their current reality.
Financial education;Mathematics education;Critical Mathematics
1
89
PORTUGUES
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_O Estado da Arte no periodo de 2011 a 2019 revelacoes sobre a presenca da Educacao Financeira no ensino da Matematica_Marcos Roberto de Oliveira 15028551.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
A MATEMÁTICA NA ESTRUTURA CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Banca Examinadora

WAGNER BARBOSA DE LIMA PALANCH
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDEMIR CELSO MANTOVANI Participante Externo
WAGNER BARBOSA DE LIMA PALANCH Docente - PERMANENTE
EDDA CURI Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: MANUAL PRÁTICO PARA PLANEJAMENTO FINANCEIRO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer