Esta pesquisa buscou compreender quais saberes docentes são construídos pelo professor de
Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e como esses saberes podem articular-se à
elaboração de propostas pedagógicas que visem aprendizagens geográficas significativas. O
caminho metodológico da pesquisa é embasado na investigação epistemológica sobre
aprendizagem e saberes docentes, à luz dos seguintes autores: Campos (2007), Freire (1987,
1996) Pimenta (1999, 2009), Macedo (2018), Moreira (2011) e Tardif (1999, 2011). A pesquisa
é de cunho participativo e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a entrevista
semiestruturada e questionários, aplicados em espaço interativo virtual, pela plataforma Google
Meet. Desse modo, ao longo da trajetória de pesquisa, foram realizadas oficinas pedagógicas
com o professor de Geografia e com os estudantes, cujo intuito foi apresentar os saberes
docentes investigados por Tardif (1999, 2011), aplicando-os à metodologia da Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABP). Após a realização das oficinas, foi feita a análise dos dados
extraídos das respostas dos sujeitos que participaram da ação, conforme a perspectiva de análise
de conteúdo de Bardin (1977). Foi possível, então, evidenciar os tipos de saberes construídos
pelo professor durante o exercício da prática docente, assim identificados: saberes escolares,
saberes experienciais, saberes da formação, saberes pedagógicos, saberes curriculares e
geográficos, como subsídios para o professor desenvolver a sua prática docente nas aulas de
geografia. Nesse sentido, verificou-se a predominância do reconhecimento dos saberes
mobilizados pelo professor em situações diversas, no entendimento da sala de aula como um
ambiente de constante construção, desconstrução e ampliação dos saberes. A aplicação da
metodologia de Aprendizagens Geográficas Baseadas em Situações Problemas possibilitou
apresentar aos estudantes os saberes geográficos de forma contextualizada, sendo que as
abordagens geográficas inseridas na narrativa aplicada permitiram aos estudantes uma postura
investigativa e crítica para a resolução das problemáticas propostas. Enfim, constatou-se, nessa
trajetória de pesquisa, que as situações problemas intensificaram o desenvolvimento das
aprendizagens geográficas significativas, uma vez que os sujeitos que participaram da sua
aplicação conseguiram resolver cada questionamento e identificaram os saberes geográficos
propostos na narrativa, possibilitando-se assim, aos educandos, desenvolverem uma reflexão
crítica sobre os saberes geográficos.