• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ABORDAGEM CONCEITUAL DE TEMAS DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NORTEADA POR EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LORENA DE LIMA AUER
DISSERTAÇÃO
20/08/2021

No escopo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física está a proposta do desenvolvimento de um produto educacional. Sendo assim, neste trabalho planejouse, executou-se e analisou-se a inserção piloto de um produto educacional proposto para aprendizagem de conceitos relacionados à indução eletromagnética para uma turma de estudantes de 9º ano do ensino fundamental. A proposta se volta para a discussão dos elementos conceituais que são pertinentes ao tema de indução eletromagnética por duas razões: devido ao nível de escolaridade dos estudantes que participaram desta inserção piloto e por buscarmos, na história e na filosofia da ciência, como se desenvolveram as hipóteses da relação entre eletricidade e magnetismo. A escolha de um tema de física clássica justifica-se pelas fragilidades que o ensino destes assuntos ainda apresenta e porque, sem o estudo adequado de tais conceitos, outros mais sofisticados serão de difícil apreensão. Para que os estudantes possam discutir, elaborar hipóteses e testá-las, e porventura ainda retomar este processo, optou-se por uma sequência de aulas com ênfase em experimentos e na construção deles. A prática docente foi realizada à luz da teoria sociocultural de Vygotsky, entendendo-se que o estudante é um sujeito imerso em um meio, que faz uso de instrumentos para interagir com este e faz uso de signos para interagir com outros membros da sua cultura. Concatenada a esta teoria, traz-se os Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov e Angotti, para orientar o planejamento e a condução das atividades em sala de aula. Esta metodologia também privilegia que o professor valorize para a sala de aula os interesses dos seus estudantes e os conecte aos conteúdos. Para analisar os dados obtidos por meio dessa inserção, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin.

indução eletromagnética;física conceitual;construção de experimentos
At the heart of the National Professional Master’s Program in Physics Teaching is the proposal of an educational product. Therefore, this dissertation reports the planning, execution and analysis of a pilot educational product, focused on learning concepts related to electromagnetic induction for a student classroom of the 9th grade elementary school. This proposal is structured around the debate of conceptual elements that are relevant for the electromagnetic theme for two reasons: Firstly, for being adequate to the students school level in this pilot insertion; secondly, For exploring, based on the history and philosophy of science, the hypothesis over which the correlation between electricity and magnetism were set up in its early years of development. The reason to choose a classical physics subject was the fragility of teaching methods that still exists around it in school classes; besides, without a deep learning of these concepts, the comprehension of the subsequent and more sophisticated ones will be more difficult. In order to allow students to debate, develop hypotheses and test them, perhaps returning this cycle, the method consisted in a sequence of classes emphasizing the construction and testing of experiments. The teaching practice was conducted based on the social-cultural theory of Vygotsky, assuming that students are immersed in a social environment, disposing and using instruments to interact with it, while displaying unique skills in their own social context. Along with this theory, the Three Pedagogical Moments from Delizoicov & Angotti guided the planning and conduction of activities at classes. This methodology motivates the teacher to bring to the classroom the students interest issues and bind them to the studied subjects. Analyses of the collected data were based on the Bardin content analysis
electromagnetic induction,;conceptual physics;construction of experiments
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

GELSON BISCAIA DE SOUZA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHAES JUNIOR Participante Externo
JOAO AMADEUS PEREIRA ALVES Participante Externo
GELSON BISCAIA DE SOUZA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EXPERIMENTOS EM ELETROMAGNETISMO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer