• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
MICHEL DE ANGELIS NUNES
DISSERTAÇÃO
26/08/2021

Tendo em vista todos os desafios e mudanças em que a educação brasileira vem passando ao longo das últimas décadas, torna-se impossível mantermos metodologias tradicionais de ensino que não despertam os alunos ao interesse e ao envolvimento com o saber. Diante desse fato, vale lembrar que em meio aos desafios e mudanças, alguns estudos sobre como o indivíduo aprende são pertinentes e talvez sejam ainda mais relevantes para a atual geração de jovens. Estudos relacionados a metacognição mostram que a aprendizagem significativa deve envolver todos os sentidos do corpo para que ocorra a efetiva compreensão de conceitos novos apresentados para o aluno. Nesse contexto, a programação neurolinguística (PNL) traz informações que ajudam as escolas e educadores a entenderem que existem estilos de aprendizagem distintos entre os estudantes que devem ser levados em conta no momento de construção dos planejamentos e execução das aulas. Sendo assim, neste trabalho são apresentados os resultados do uso de metodologias ativas de ensino como objetivo de abordagem de assuntos da física térmica aos diferentes tipos de estilo de aprendizagem identificados nos estudantes. O assunto da física térmica foi escolhido por tratar de conceitos que fazem parte do cotidiano dos alunos, no entanto, as metodologias ativas podem e devem ser usadas e adaptadas para qualquer assunto em qualquer disciplina e em qualquer nível de ensino. Elas colocam os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem favorecendo assim a todos os estilos de aprendizagem estudados pela neurolinguística. As metodologias ativas permitem que o ensino se torne muito mais dinâmico e colaborativo, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades essenciais para o mundo moderno.

Ensino de Física;Metodologias Ativas;Termologia
Given all the challenges and changes that Brazilian education has been going through over the last decades, it is impossible to maintain traditional teaching methodologies that do not evoke students to interest and involvement with knowledge. Considering this fact, it is worth remembering that amidst the challenges and changes, some studies on how individuals learn are appropriated and perhaps even more relevant for the current generation of young people. Studies related to metacognition show that meaningful learning must involve all the senses of the body aiming that the effective understanding of new concepts presented to the student occurs. In this context, neuro-linguistic programming (NLP) provides information that helps schools and educators to understand that there are distinct learning styles among students that must be considered when planning and implementing classes. In this work it is shown the results of using active teaching methodologies as the objective of approaching thermal physics subjects to the different types of learning styles identified in students. The topic of thermal physics was chosen because it deals with concepts that are part of the daily lives of students, however, active methodologies can and should be used and adapted to any subject in any discipline and at any level of education. Such methodologies place students as protagonists of the teaching and learning process, thus favoring all learning styles studied by neurolinguistics. Active methodologies allow teaching to become much more dynamic and collaborative, developing in the students essential skills and abilities for the modern world.
Physics Teaching;Active Methodologies;Thermology
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
DissertacaoMICHEL_NUNES.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE ASSMANN Participante Externo
SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA Docente - PERMANENTE
ANTONIO SERGIO MAGALHAES DE CASTRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer