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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
ENSINO (50008013005P8)
ENSINO DOMICILIAR: ANÁLISE COMPARADA DAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS COM VISTAS À EDUCAÇÃO INTEGRAL
HENRIQUE RIBEIRO DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
17/12/2021

Em meio à pandemia do coronavírus, o ensino a distância e um tipo híbrido de ensino domiciliar emergencial tornaram-se realidades imediatas e inesperadas no cotidiano dos estudantes brasileiros. Há projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, tais como o Projeto de Lei no. 3.261/2015, ou o Projeto de Lei no. 2401/2019, e diversos outros que dispõem sobre o exercício do direto à educação domiciliar. Uma vez que mais de cinco mil famílias brasileiras e mais de 60 países já praticam o ensino domiciliar, a presente pesquisa tem por objetivo central analisar as possibilidades de formação integral oportunizadas pelas metodologias de ensino domiciliar – Charlotte Mason, Unschooling e Educação Clássica. Desta forma, o objeto de estudo da pesquisa são as metodologias de ensino domiciliar. O conceito de educação integral é bastante polissêmico, e, na presente pesquisa, são descritos diversos conceitos de educação integral. A partir da perspectiva de Henri Wallon, que entende o ser humano como composto de diversas dimensões, a pesquisa segue com o foco na integralidade do aluno. Doravante, a análise de cada metodologia é feita, para, então, sistematizar os dados a fim de identificar a metodologia de ensino domiciliar mais adequada ao açambarcamento da educação integral do aluno como um todo. Uma vez que o ensino domiciliar ainda não é legalizado no Brasil, obras de referência sobre os aspectos legais pertinentes envolvidos também são examinadas, assim como a Lei de Diretrizes e Bases, e da Constituição Federal, além de diversas Leis, Projetos de Lei e documentos como o Manifesto contra a regulamentação da educação domiciliar e em defesa do investimento nas escolas públicas e os documentos internacionais: Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o Pacto de San José, o Pacto sobre os Direitos Civis e Políticos, dentre outros. Além disso, no que diz respeito à Educação Integral, o Texto Referência para o Debate Nacional do Ministério de Educação, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, a Lei 10.172/2001, Programa mais educação passo a passo, e tantos outros, são documentos que foram selecionados e analisados de forma profunda, a fim de que os resultados fossem tratados. Além disso, as obras de Pestana (2014), Gadotti (2009), Maurício (2009), Coelho (2009) e outras foram analisadas. Vasconcelos (2005), Illich (1971) e Sayers (1947) são referências no assunto e foram consultadas. As referências fundamentais de cada metodologia também foram analisadas tais como os seis volumes da coleção de Mason (2020), o clássico do unschooling de Holt e Farenga (2017), e as principais referências da educação clássica em língua portuguesa, de Bluedorn (2016), de Bauer (2019), a Paideia de Jaeger (2003) e o trabalho de Montessori (2018). Como resultado, a pesquisa apresentou uma das três metodologias estudadas como forma bastante eficaz de alcance integral do aluno, para que, caso o ensino domiciliar seja legalizado, já haja um estudo prévio realizado que possa subsidiar e munir escolhas sobre metodologias a serem adotadas por órgãos competentes e famílias que optarem pela prática.

Ensino domiciliar. Educação integral. Charlotte Mason. Unschooling. Educação clássica.
During the coronavirus pandemic, distance learning and a hybrid type of emergency home education have become immediate and unexpected realities in the daily lives of Brazilian students. There are bills that are being processed in the Chamber of Deputies, such as Bill no. 3.261/2015, or Bill no. 2401/2019, and several others that provide for the exercise of the right to home education. Since more than five thousand Brazilian families and more than 60 countries already practice home teaching, the main objective of the present research is to analyze the possibilities of integral education offered by home teaching methodologies – Charlotte Mason, Unschooling and Classical Education. Thus, the object of study of the research are home teaching methodologies. The concept of integral education is quite polysemic, and, in this research, several concepts of integral education are described. From the perspective of Henri Wallon, who understands the human being as composed of several dimensions, the research continues to focus on the integrality of the student. Henceforth, the analysis of each methodology is carried out, in order to then systematize the data in order to identify the most adequate home teaching methodology to encompass the comprehensive education of the student as a whole. Since home education is not yet legalized in Brazil, reference works on the relevant legal aspects involved are also examined, as well as the Law of Guidelines and Bases, and the Federal Constitution, in addition to several Laws, Bills and documents such as the Manifesto against the regulation of home education and in defense of investment in public schools and the international documents: International Declaration of Human Rights, the San José Pact, the Covenant on Civil and Political Rights, among others. In addition, with regard to Integral Education, the Reference Text for the National Debate of the Ministry of Education, the Manifesto of the Pioneers of Escola Nova, Law 10172/2001, More education step-by-step program, and many others, are documents which were selected and analyzed in depth, so that the results were treated. In addition, the works of Pestana (2014), Gadotti (2009), Maurício (2009), Coelho (2009) and others were analyzed. Vasconcelos (2005), Illich (1971) and Sayers (1947) are references on the subject, and were consulted. The fundamental references of each methodology were also analyzed, such as the six volumes of the Mason collection (2020), the unschooling classic by Holt and Farenga (2017), and the main references of classical education in Portuguese language, by Bluedorn (2016) and Bauer (2019), Jaeger's Paideia (2003) and Montessori's work (2018). As a result, the research presented one of the three methodologies studied as a very effective way to fully reach the student, so that, if home education is legalized, there is already a previous study carried out that can support and provide choices on methodologies to be adopted by agencies competent and families who choose to practice.
Home education. Integral education. Charlotte Mason. Unschooling. Classical education.
Único
178
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
Henrique Ribeiro de Araujo - Versao Final -.pdf

Contexto

Ensino, Currículo e Saberes Docentes
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SOCIAIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS SÃO VICENTE: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO INSTITUCIONAL

Banca Examinadora

EDIONE TEIXEIRA DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EPAMINONDAS DE MATOS MAGALHAES Docente - PERMANENTE
JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO Participante Externo
EDIONE TEIXEIRA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
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