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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
HISTÓRIA (50001019005P3)
Concepções de Guerra Fria nos quadrinhos: as narrativas gráficas dos super-heróis no século XX - Do Capitão América a Watchmen
ROGERIO LUIS GABILAN SANCHES
TESE
17/12/2021

Esta tese investiga as concepções de Guerra Fria (1947-1989) e suas representações nas histórias em quadrinhos mainstream norte-americanas durante o período. A elaboração da narrativa presente nestes artefatos culturais é um dos pontos principais a serem abordados nesta investigação. Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota do nazifascismo na Europa, ocorreu a ascensão das duas superpotências político-militares vitoriosas no confronto, Estados Unidos da América, líder do bloco capitalista e; a União Soviética, do socialista. Também teve início a construção, por parte da mídia e da política estadunidenses, de um novo “inimigo total”: o “comunismo” ou “ameaça vermelha”. Estava inaugurada a Guerra Fria. Neste cenário de bipolaridade geopolítica, analisaremos três personagens da editora Marvel Comics: o herói da Segunda Guerra Capitão América, que ressurge na década de 1950, durante o macarthismo ou Caça às Bruxas; Homem de Ferro e Quarteto Fantástico, também importantes para a propagação da ideologia anticomunista, sobretudo, durante as corridas armamentista e espacial dos anos 1960. A política do presidente americano Ronald Reagan durante os anos 1980, por sua vez, será observada nas páginas das graphic novels da DC Comics Batman - O Cavaleiro das Trevas e Watchmen. Procederemos com a análise não só dos discursos empregados nestas narrativas, como também de fragmentos imagéticos presentes nestas obras. Entendemos que a abordagem de elementos não-verbais como cores, sombras e de postura destes personagens é tão importante quanto a análise verbal, escrita, contida nestas HQs. Não obstante, o conceito substantivo Guerra Fria será abordado por meio da controvérsia presente na historiografia contemporânea. A propaganda anticomunista é de suma importância para fins desta investigação, uma vez que se trata uma interpretação historiográfica. As HQs não são inocentes. Elas atendem a interesses e conjunturas políticas. Desde a cor dos uniformes dos super-heróis até o discurso de superioridade, estes artefatos culturais serão discutidos não só do ponto de vista narrativo e imagético, como também mediante uma perspectiva historiográfica.

Guerra Fria;Histórias em Quadrinhos;Estados Unidos;União Soviética;Anticomunismo
This thesis investigates the conceptions of the Cold War (1947-1989) and their representations in comic books. The elaboration of the narrative present in these cultural artifacts is one of the main points to be addressed in this investigation. After the end of World War II (1939-1945), with the defeat of Nazi-fascism in Europe, the rise of the two victorious military-political superpowers took place, the United States of America, leader of the capitalist bloc and; the Soviet Union, from the socialist. The construction, by the US media and politics, of a new “total enemy” also began: “communism” or “red threat”. The Cold War was inaugurated. In this scenario of geopolitical bipolarity, we will analyze three characters from the Marvel Comics publisher: the Second World War hero Captain America, who resurfaced in the 1950s, during McCarthyism or the Witch Hunt; Iron Man and Fantastic Four, also important for the propagation of anti-communist ideology, especially during the arms and space races of the 1960s. The politics of US President Ronald Reagan during the 1980s, in turn, will be seen in the pages of the Graphic Novels of DC Comics Batman - The Dark Knight Returns and Watchmen. We will proceed with the analysis not only of the discourses used in these narratives, but also of image fragments present in these works. We understand that the approach of non-verbal elements such as colors, shadows and posture of these characters is as important as the verbal and written analysis contained in these comics. Nevertheless, the substantive concept of the Cold War will be approached through the controversy present in contemporary historiography. Anti-communist propaganda is of paramount importance for the purposes of this investigation, since it is a historiographical interpretation. Comics are not innocent. They serve political interests and circumstances. From the color of superhero uniforms to the superiority discourse, these cultural artifacts will be discussed not only from a narrative and imagery point of view, but also from a historiographical perspective.
Cold War;Comics;United States;Soviet Union;Anti-communism
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE___ROGERIO_LUIS_GABILAN_SANCHES.pdf

Contexto

HISTÓRIA, TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
FRONTEIRAS, IDENTIDADES E CULTURAS
Por uma aprendizagem histórica humanista dos jovens estudantes de ensino médio a partir das narrativas históricas visuais

Banca Examinadora

MARCELO FRONZA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROBERT SEAN PURDY Participante Externo
RENILSON ROSA RIBEIRO Participante Externo
EDVALDO CORREA SOTANA Docente - PERMANENTE
GABRIEL FRANCISCO DE MATTOS Participante Externo
MARCELO FRONZA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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