• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Reflexões sobre Freire e o ensino de Física: uma proposta para o ensino da eletricidade
CARLOS HENRIQUE DE MATOS PEREIRA
DISSERTAÇÃO
29/03/2021

Esta pesquisa trata de uma experiência cujo tema gerador é eletricidade. A pesquisa integra os créditos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, no Polo 62, Campus de Vitória da Conquista, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. O objetivo é conhecer o potencial desse tema gerador no processo ensino-aprendizagem com os educandos do ensino médio do Colégio Estadual do Campo de Educação Integral José Gonçalves, localizado no distrito de José Gonçalves, município de Vitória da Conquista – BA. Sabe-se que o tema gerador é uma palavra-chave da filosofia da educação de Paulo Freire, presente nas Pedagogias propostas por ele. É sabido também que este educador não propôs nenhuma sequência didática nem metodologia. Se ele propusesse sequências e metodologias talvez estivesse se contradizendo ao discursar acerca de uma educação para a liberdade. Mas não necessariamente. Para ancorar a proposta metodológica que será desenvolvida, buscar-se-á nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP) de Demétrio Delizoicov, com base em Paulo Freire, o aporte teórico para o desenvolvimento da Sequência Didática (SD). A metodologia do trabalho é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa levarão ao reconhecimento da realidade social, histórico e cultural do educando, para saber a leitura de mundo sobre o tema gerador; posteriormente serão propostos situações-problemas, onde o educando buscará soluções a partir de seus conhecimentos, para uma dada situação. Tendo em vista uma educação dialógica, verificará a evolução dos educandos a partir de transcrições de áudio, questionários, relatórios e apresentações, para que se possa ser avaliado as possíveis mudanças conceituais dos educandos em relação ao tema. Espera-se registrar as possíveis mudanças que haja na curiosidade ingênua para a epistemológica, e que os educandos consigam ter uma ação mais reflexiva e crítica no mundo ao qual está inserido.

Eletricidade;Ensino de Física;Paulo Freire;Tema Gerador;3 MP
This research deals with an experiment in which the generator theme is electricity. It integrates the credits of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, at Polo 62, Campus of Vitória da Conquista, State University of the Southwest of Bahia-UESB. The objective is to know the potential of this generating theme in the teaching-learning process with the high school students of the José Gonçalves State Comprehensive Education Field, located in the district of José Gonçalves, municipality of Vitória da Conquista - BA. It is known that the generating theme is a key word in Paulo Freire's philosophy of education, present in the pedagogies proposed by him. It is also known that this educator did not propose any didactic sequence nor methodology. If he proposed sequences and methodologies he might be contradicting himself by speaking about an education for freedom. But not necessarily. In order to anchor the methodological proposal that will be developed, it will be sought in the 3 Pedagogical Moments (3MP) of Demétrio Delizoicov the theoretical contribution for the development of the didactic sequence (SD). The methodology of the work is qualitative. In the first moment will be known the social, historical and cultural reality of the student, to know the world reading about the generating theme; later situations-problems will be proposed, where the student will seek solutions based on his knowledge, for a given situation. With a view to a dialogical education, it will verify the evolution of the students from audio transcriptions, questionnaires, reports and presentations, so that the possible conceptual changes of the students in relation to the theme can be evaluated. It is hoped to record the possible changes from naive to epistemological curiosity, and for learners to have a more reflexive and critical action in the world to which they are inserted.
Eletricity;Physics Education;Paulo Freire;Generator theme;3MP
1
101
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
015-DISSERTAÇÃO.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLEBERSON RODRIGUES ALVES Participante Externo
SANDRA CRISTINA RAMOS Docente - PERMANENTE
VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE FREIRE E O ENSIO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ELETRICIDADE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer