• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIEGO LAZARO ALVES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
27/05/2021

A estrutura curricular do ensino de Física das escolas públicas de Ensino Médio apresenta uma grande dificuldade no que diz respeito à abordagem real de conteúdos que surgiram no início do século XX, os mesmos são classificados como modernos e são de extrema importância para o entendimento do mundo atual. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de ensino através de uma sequência didática que possa abordar os conceitos de Física Moderna ao longo do ensino médio. Tal proposta foi desenvolvida na forma de um manual didático, que está fundamentado nas Teorias de Aprendizagem Significativas com aplicações e métodos de ensino embasados nas formas de Aprendizagem Cooperativa, nos três Momentos Pedagógicos e no uso de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. O manual foi idealizado a partir de análises realizadas sobre a situação do ensino de Física Moderna e Contemporânea, e foi desenvolvido em sua essência para professores do ensino médio que encontram dificuldades de abordar esses tópicos nas suas escolas por motivos como: falta de tempo letivo e a falta de recursos materiais e humanos. O manual foi construído com o intuito de trabalhar tópicos de Física Moderna de forma concomitante ao ensino da Física Clássica através de uma sequência didática descrita por três oficinas de ensino. Seu desenvolvimento foi feito remotamente devido às condições de ensino dadas pela pandemia do COVID-19 e os resultados obtidos apontaram que o uso das metodologias são efetivos para ensinar conteúdos modernos. O processo de avaliação do produto educacional foi realizado por professores de ensino médio e os resultados obtidos afirmam que as metodologias sugeridas pelo manual são executáveis e que sua aplicação é viável para ensinar Física Moderna em turmas de ensino médio.

Sequência Didática;Relatividade Restrita;Ensino Médio.
The curricular structure of Physics teaching in public high schools presents a great difficulty regarding the actual approach of contents that emerged in the early twentieth century, which are classified as modern and are of paramount importance for the understanding of today's world. In this context, this paper presents a teaching proposal through a didactic sequence that can address the concepts of Modern Physics throughout high school. This proposal was developed in the form of a didactic manual, which is based on the Theories of Meaningful Learning with applications and teaching methods based on the forms of Cooperative Learning, the 3 Pedagogical Moments, and the use of information and communication technology tools. The manual was idealized from analyses carried out on the situation of teaching Modern and Contemporary Physics, and was developed, in essence, for high school teachers who find it difficult to approach these topics in their schools for reasons such as: lack of teaching time and lack of material and human resources. The manual was built with the intention of working Modern Physics topics concomitantly with Classical Physics teaching through a didactic sequence described by 3 teaching workshops. Its development was done remotely due to the teaching conditions provided by the pandemic of COVID-19 and the results obtained pointed out that the use of the methodologies are effective to teach modern contents. The evaluation process of the educational product was carried out by high school teachers and the results obtained affirm that the methodologies suggested by the manual are executable and that its application is viable for teaching Modern Physics in high school classes.
Didactic Sequence;Modern Physics;High School.
1
117
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Uma Proposta de Aprendizagem do Ensino de Relatividade Restrita na Educação Básica.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO HOLANDA SOARES JUNIOR Docente - PERMANENTE
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE
MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA SUGESTÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer