• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
PRODUÇÃO DE UMA PLACA SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA
DIEGO DE FREITAS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
09/10/2021

A meta é trabalhar com material de baixo custo na produção de energia na tentativa de otimizar o uso das riquezas pujantes que a natureza produz, procurando otimizar a energia renovável e assim repassar à sociedade os benefícios em seus vários âmbitos sociais. Efetivamente, o objetivo é investigar a carência do uso de ferramentas alternativas, como os recursos da Física por exemplo e ressaltar que com equipamentos de baixo custo é viável contribuir positivamente na promoção de uma vida melhor para a população. Com efeito, a exposição se deu em fases distintas. Inicia-se primando pela notoriedade da pesquisa e suas descobertas que, amparadas por associações políticas educativas e suas instituições traduzem resultados quantiosos. Já o segundo passo se propõe ajudar a abrir os horizontes com relação ao entendimento de que a Física é uma auxiliar no uso correto dos recursos renováveis tendo a energia solar como ponto principal. Na fase três vislumbraremos a perspectiva observacional de autores consagrados com relação a tônica transtornos envolvendo o conhecimento, conduzidos ao ensino da Física; autores como Piaget e Vygotsky dissertam sobre o bom uso da interdisciplinaridade como ferramenta somativa. Dando sequência será explanado o desenvolvimento do estudo de campo, a variação de ajuda no campo editorial como os PCN’s, tendo como exemplo embasador literatos como Elio (2004), Moreira (1994), Wolfgang (1994), Rodrigues (2010), Godoy (1995) etc. Sinteticamente torna claro o entendimento da carência de programas que visem exercitar novos usos energéticos proveitosos à população aproveitando ao máximo o patrimônio natural, envolver maior recurso educacional, ainda mais nas áreas laboratoriais uma vez que suas evidenciações resultam enriquecimento indissolúvel e coletivo.

Ensino de física. Placas solares. Tecnologia.
The goal is to work with low-cost material in energy production in an attempt to optimize the use of the mighty wealth that nature produces, seeking to optimize renewable energy and thus pass on to society the benefits in its various social spheres. Effectively, the objective is to investigate the lack of use of alternative tools, such as Physics resources, for example, and to emphasize that with low-cost equipment, it is feasible to contribute positively in promoting a better life for the population. Indeed, the exhibition took place in different phases. It starts with the notoriety of the research and its discoveries, which, supported by educational political associations and their institutions, translate into considerable results. The second step is intended to help open the horizons regarding the understanding that Physics is an aid in the correct use of renewable resources, having solar energy as the main point. In phase three, we will glimpse the observational perspective of renowned authors regarding tonic disorders involving knowledge, led to the teaching of Physics; authors such as Piaget and Vygotsky discuss the good use of interdisciplinarity as a summative tool. Continuing will be explained the development of the field study, the variation of help in the editorial field such as the PCN's, having as an example literati such as Elio (2004), Moreira (1994), Wolfgang (1994), Rodrigues (2010), Godoy (1995) etc. Briefly, it makes clear the understanding of the lack of programs aimed at exercising new energy uses that are beneficial to the population, making the most of the natural heritage, involving a greater educational resource, especially in laboratory areas, since their disclosures result in indissoluble and collective enrichment.
Physics teaching. Solar plates. Technology
1
76
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Produção de uma placa solar de baixo custo para facilitar o ensino de física.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MICHEL LOPES GRANJEIRO Docente - PERMANENTE
MARCIO GOMES DA SILVA Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUÇÃO DE UMA PLACA SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer