• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
NARRATIVAS ROMANTIZADAS COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
MARIA NATALIA MOUTA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
22/03/2021

O ensino de Física no Brasil para a Educação Básica ainda é baseado na abordagem Clássica, em que tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) não fazem parte do currículo obrigatório para esta etapa de ensino e de acordo com a literatura ainda existem diversos problemas metodológicos para o componente curricular da Física. Diante desse contexto, este trabalho traz uma proposta de inserção da FCM na Educação Básica com uma metodologia alternativa: a utilização de narrativas romantizadas, além da diversificação nas metodologias, abre novos horizontes quanto a subjetividade desta Ciência, permitindo que os estudantes desenvolvam uma visão crítica sobre os fenômenos da natureza. Para o levantamento dos dados realizou-se uma pesquisa de campo com 80 estudantes e 23 professores, encontrando-se resultados satisfatórios com relação aos objetivos pretendidos. Verificou-se ainda que é possível com o mesmo material atender a diferentes públicos: estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Superior. Diante disso, o estudo da FMC através de narrativas mostrou-se como um dos caminhos que pode ser a utilizado no processo de ensino-aprendizagem, o qual pode facilitar a formação de cidadãos críticos e participativos que é objetivo da educação.

Romances. Ensino de Física. Tecnologias da Informação.
The teaching of Physics in Brazil for Basic Education is still based on the Classical approach, in which topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) are not part of the mandatory curriculum for this stage of teaching and according to the literature there are still several methodological problems. For the curricular component of Physics. In this context, this work proposes the insertion of FCM in Basic Education with an alternative methodology: the use of romanticized narratives, in addition to diversification in methodologies, opens new horizons regarding the subjectivity of this Science, allowing students to develop a critical view about the phenomena of nature. In order to collect the data, a field research was carried out with 80 students and 23 teachers, finding satisfactory results in relation to the intended objectives. It was also found that it is possible with the same material to serve different audiences: students from Elementary School Final Years to Higher Education. Therefore, the study of FMC through narratives proved to be one of the paths that can be used in the teaching- learning process, which can facilitate the formation of critical and participatory citizens, which is the objective of education.
Affairs. Physics teaching. Information Technologies.
1
148
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - arquivo final Maria Natalia Mouta De Oliveira.pdf

Contexto

-
-
-

Banca Examinadora

ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO DE TARSO CAVALCANTE FREIRE Docente - PERMANENTE
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
NARRATIVAS ROMANTIZADAS COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer