• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
O Uso do Teatro Científico como ferramenta facilitadora na Aprendizagem do Átomo de Bohr no Ensino Médio.
ALEXSANDRO MARQUES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
09/07/2021

No presente trabalho, foi utilizado o Teatro Científico com o intuito de verificar de que maneira ele influenciará no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo do Átomo de Bohr, ministrado na disciplina de Física. O campo de pesquisa foi a E.E.E.P. José de Barcelos, localizada em Fortaleza, no bairro Messejana. O Produto Educacional, um esquete teatral com cunho científico, com o tópico de Física Moderna, a saber, O Átomo de Bohr, foi aplicado aos discentes das terceiras séries, sujeitos desta pesquisa. Foi utilizada a interdisciplinaridade, conforme sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), bem como as ideias de David Ausubel (1980) e Moreira (2016), ambos trabalhando com a aprendizagem significativa. Além disso, tanto a Inteligência Cinestésica proposta por Howard Gardner (1995), como o uso de Metodologias Ativas, fazem parte do corpo teórico deste trabalho. Através de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo, os professores de Química e Filosofia participaram de uma entrevista semiestruturada e os estudantes responderam ao questionário ROSE adaptado, com base no questionário ROSE (The Relevance Of Science Education), que busca ouvir e dar voz aos discentes acerca do ensino de Ciências e possui grande relevância Internacional. Os resultados da aplicação do questionário citado nos deu a dimensão do que pensam os estudantes e a partir desses resultados, pudemos proceder pedagogicamente, com a estratégia de ensino. O resultado obtido foi um aumento significativo na aprendizagem dos alunos, e no interesse por Ciências, em especial a Física.

Teatro Científico;Interdisciplinaridade;Átomo de Bohr
In the present work, Scientific Theater was used in order to verify how it will influence the teaching and learning process in the content of the Bohr Atom, taught in the discipline of Physics. The search field was E.E.E.P. José de Barcelos, located in Fortaleza, in the Messejana neighborhood. The Educational Product, a theatrical sketch with a scientific nature, with the topic of Modern Physics, namely, Bohr's Atom, was applied to third-grade students, subjects of this research. Interdisciplinarity was used, as suggested by the National Curriculum Parameters (PCNs), as well as the ideas of David Ausubel (1980) and Moreira (2016), both working with meaningful learning. Furthermore, both the Kinesthetic Intelligence proposed by Howard Gardner (1995) and the use of Active Methodologies are part of the theoretical body of this work. Through a quantitative and qualitative descriptive study, the Chemistry and Philosophy teachers participated in a semi-structured interview and the students answered the adapted ROSE questionnaire, based on the ROSE questionnaire (The Relevance Of Science Education), which seeks to listen and give voice to students about the teaching of Science and has great international relevance. The results of the application of the aforementioned questionnaire gave us the dimension of what the students think and based on these results, we were able to proceed pedagogically, with the teaching strategy. The result obtained was a significant increase in student learning and interest in Science, especially Physics
Scientific Theater;Interdisciplinarity;Bohr Atom
1
154
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
trabalho dissertativo final - Alexsandro Marques Da Silva.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

LAZARA SILVEIRA CASTRILLO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LAZARA SILVEIRA CASTRILLO Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE
ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 21

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A UTILIZAÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DO ÁTOMO DE BOHR NO ENSINO MÉDIO BIBLIOGRÁFICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer