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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ONDA DE MISTÉRIO: UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA
JONSON DAMASCENO PAIXAO
DISSERTAÇÃO
08/09/2021

É notável a crise que se enfrenta hoje no ensino de física, devido, por exemplo, a extensivas resoluções de questões puramente matemáticas ou modelos abstratos de alguns fenômenos físicos. É necessário que se entendam os problemas que potencializam esses fatos e apresentar meios pelos quais sejam possíveis minimizá- los. Nesse contexto, uma metodologia de ensino de caráter lúdico se destaca como mediadora e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, a proposta desse trabalho busca demonstrar a efetividade de uma metodologia diferenciada para o professor de Física no Ensino Médio, e como foco, tornar o momento da aula um processo mais interessante para o estudante. Por isso, a ideia de abordar o estudo dos fenômenos ondulatórios através de um jogo de tabuleiro é relevante, sendo uma atividade que é realizada em grupo, trabalhando aspectos de aprendizagem cooperativa, formando e fortalecendo vínculos entre os discentes, e tornando o ambiente da sala de aula mais alegre e divertido. Este trabalho não tem por objetivo por um fim ao debate de como melhorar o ensino de física no Brasil mas, de reforçar a importância de diferentes abordagens didáticas e aplicações de diferentes metodologias por parte do professor, bem como indicar o potencial de jogos de tabuleiro aplicados ao ensino de física.

Ensino de física;Jogo de Tabuleiro;Fenômenos Ondulatórios.
The crisis that is faced today in the teaching of physics is notable, due to, for example, extensive resolutions of purely mathematical questions or abstract models of some physical phenomena. It is necessary to understand the problems that potentiate these facts and present means by which it is possible to minimize them. In this context, a more playful teaching methodology stands out as a mediator and facilitator in the teaching-learning process. Therefore, the purpose of this work is to demonstrate the effectiveness of a differentiated methodology for the Physics high school teachers, and as a focus, turn the class time into a more interesting process for the student. Therefore, the idea of approaching the study of wave phenomena through a board game is relevant, being an activity that is carried out in groups, working aspects of cooperative learning, forming and strengthening bonds between students, and making the classroom environment more joyful and fun classroom. This work does not aim to end the debate on how to improve the teaching of physics in Brazil, but to reinforce the importance of different didactic approaches and applications of different methodologies by the teacher; as well as indicating the potential of board games applied to the teaching of physics
Physics teaching;Board game;undulatory phenomena.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Mystery wave - a board game as an educational resource for teaching physics.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ROCICLER OLIVEIRA HOLANDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE
ROCICLER OLIVEIRA HOLANDA Docente - PERMANENTE
DIEGO ARAUJO FROTA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ONDA DE MISTÉRIO: UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
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