• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
CÉLULAS SOLARES: UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
NISSEIA COSTA SALES
DISSERTAÇÃO
17/09/2021

Este estudo tem por finalidade apresentar um produto educacional, objetivando proporcionar uma interação na sala de aula por meio de uma sequência didática experimental composta por aulas teóricas sequenciadas por simulação e experimentação, orientadas ao ensino de física, com ênfase em eletricidade na terceira série do Ensino Médio. Afim de minimizar as dificuldades no aprendizado de alguns conteúdos relacionado a eletricidade. Nessa perspectiva, alguns passos foram seguidos para alcançar os objetivos específicos: realizar uma revisão de literatura com a finalidade de favorecer um maior embasamento acerca do ensino de física no Brasil de acordo com o documento oficial (BNCC), desenvolver uma sequência didática através de uma célula solar com suporte a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, enfatizar a importância dos materiais semicondutores por meio de uma sequência didática para o procedimento de transformação de energia, viabilizar a contextualização da sequência didática através de aulas teóricas e experimentais considerando os conhecimentos prévios dos educandos, demonstrar a importância das aulas experimentais como recurso didático pedagógico no processo do ensino/aprendizagem de acordo com teoria de David Ausubel, elaborar uma célula solar de forma auxiliar no estudo da eletricidade como parte integrante do produto educacional para auxiliar professores e educandos na sua pratica de ensino. A princípio, a execução da sequência didática elaborada nesta dissertação foi empregada na turma da terceira série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Tempo Integral Antônio Vidal Malveira, localizada no Distrito do Olho D’Água da Bica, Município de Tabuleiro do Norte-CE. No entanto, as análises dos resultados obtidos foram concretizadas através de uma abordagem quantitativa por meio de um questionário avaliativo após a aplicação do produto educacional. Através das análises dos dados, verificamos a relevância da proposta didática apresentada aos estudantes da terceira série, a maioria considera as aulas foram mais atrativas, propiciando uma maior assimilação do conteúdo por meio da experimentação, despertando a curiosidade e o gosto pela disciplina. A realização experimental desta sequência é a base de uma construção de uma célula solar utilizando leds com o intuito de correlacionar os conceitos a respeito do cotidiano do educando de forma a contribuir na sua aprendizagem de modo geral. Nesse sentido, a realização da sequência didática nas aulas de física permite aos professores proporcionar um ensino mais dinâmico e atrativo com a intencionalidade de propor uma aproximação do conteúdo à realidade do educando, rompendo assim um ensino tradicional da eletricidade através da experimentação, levando em conta a curiosidade e o interesse em aprender física, promovendo assim a motivação de forma a contribuir para uma aprendizagem significativa.

Sequência Didática;Eletricidade;SExperimentação;Célula Solar;Leds
This paper has the objective to present an educational product, aiming to provide an interaction in the classroom through an experimental didactic sequence consisting of theoretical classes sequenced by simulation and experimentation, oriented to the teaching of physics, with an emphasis on electricity in the third grade of Education Medium. In order to minimize the difficulties in learning some content related to electricity. From this perspective, some steps were taken to achieve the specific objectives: to carry out a literature review in order to favor a greater foundation about the teaching of physics in Brazil, according to the official document (BNCC), to develop a didactic sequence through a solar cell with support to David Ausubel's theory of meaningful learning, emphasize the importance of semiconductor materials through a didactic sequence for the energy transformation procedure, enable the contextualization of the didactic sequence through theoretical and experimental classes considering the previous knowledge of the students, demonstrate the importance of experimental classes as a pedagogical didactic resource in the teaching/learning process according to David Ausubel's theory, develop a solar cell as an aid in the study of electricity as an integral part of the educational product to assist teachers and students in their teaching practice at the. At first, the execution of the didactic sequence elaborated in this dissertation was used in the class of the third grade of High School of the High School Tempo Integral Antônio Vidal Malveira, located in the Community of Olho D'Água da Bica, in the town of Tabuleiro do Norte-CE. However, the analyzes of the results generated were carried out through a quantitative approach through an evaluative questionnaire after the application of the educational product. Through data analysis, we verified the relevance of the didactic proposal presented to the third grade students, most of them consider the classes to be more attractive, providing a greater assimilation of the content through experimentation, arousing curiosity and a taste for the discipline. The experimental realization of this sequence is the basis for the construction of a solar cell using LEDs in order to correlate the concepts with the student's daily life in order to contribute to their learning in general. In this sense, carrying out the didactic sequence in physics classes allows teachers to provide a more dynamic and attractive teaching with the intention of proposing an approximation of the content with the reality of the student, thus breaking the traditional teaching of electricity through experimentation, leading taking into account the curiosity and interest in learning physics, promoting motivation so contributes to meaningful learning.
Didactic sequence;Electricity;Experiment;Solar cell;Leds
1
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Solar Cells - Using LEDs as an energy source in Physics classes in high school.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ROBSON GUIMARAES SANABIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE
ROBSON GUIMARAES SANABIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CÉLULAS SOLARES: UTILIZANDO LEDS COMO FONTE DE ENERGIA NAS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer