Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
História (40015017007P5)
A influência do Movimento Escola Sem Partido (MESP) no debate educacional brasileiro: da suposta neutralidade à defesa do homeschooling (2004-2020)
GABRIEL DE ABREU GONCALVES DE PAIVA
TESE
06/12/2021

As realizações educacionais no Brasil, historicamente, acompanharam o processo de consolidação da ordem capitalista, refletindo suas mudanças e contradições. Nas últimas décadas, grupos conservadores trabalham cotidianamente na construção de consensos em torno de uma normatização autoritária da educação. Na prática, as pautas e proposições do Movimento Escola Sem Partido (MESP), são difundidos como necessários e fundamentais para a organização da atual educação brasileira, em combate à “doutrinação ideológica”, à "manipulação ideológica" e à “ideologia de gênero”. Ao propor a organização de uma vontade coletiva, divulgando suas concepções ideológicas como interesses comuns de todos os brasileiros, o MESP assume perspectivas fascistizantes que resultam na negação dos avanços democráticos. Através de discursos aparentemente morais, suas ações são parte de uma série de medidas que se articulam ao projeto ultraliberal de economia, atacam os direitos das classes subalternas do corpo social ao militarem pela redução do Estado e pelo fim de suas responsabilidades sociais, reflete os interesses de disputa por hegemonia de frações de classe dominantes na dinâmica da luta de classes e visa, através dos movimentos de contenção e imposição, frear os processos de democratização da educação, da secularização da cultura e de laicidade do Estado. Nesta tese, na qual objetiva-se analisar historicamente o MESP, busca-se localizar o papel que cumpre o aparelho privado de hegemonia no interior da frente liberalultraconservadora no Brasil e suas relações com outros aparelhos privados de hegemonia. Metodologicamente, a partir da mineração de dados do site do MESP, definido como “locus articulador” do Movimento, extraímos fontes passíveis de revelar as relações estabelecidas entre MESP e outros aparelhos privados de hegemonia. Discorreremos, através dos capítulos da tese, o desenvolvimento do MESP de suas origens ainda no ano de 2004 até os dias atuais, evidenciando sua liderança nas ações da frente liberal-ultraconservadora em defesa da existência de “ideologia de gênero”, do homeschooling e da militarização das escolas.

Educação;Fascismo;Escola Sem Partido;Brasil
The educational achievements in Brazil, historically, followed the process of consolidation of the capitalist order, reflecting its changes and contradictions. In recent decades, conservative groups have been working on a daily basis to build consensus around an authoritarian normatization of education. In practice, the agendas and propositions of the School Without Party Movement (SWPM) are disseminated as necessary and fundamental for the organization of the current Brazilian education, in combat against "ideological indoctrination", "ideological manipulation", and "gender ideology". By proposing the organization of a collective will, publicizing its ideological conceptions as common interests of all Brazilians, the SWPM assumes fascist perspectives that result in the denial of democratic advances. Through apparently moral discourses, their actions are part of a series of measures that are articulated to the ultraliberal economic project, attack the rights of the social body's subordinate classes when they fight for the reduction of the State and the end of its social responsibilities, reflect the interests of the dispute for hegemony of the dominant class fractions in the dynamics of class struggle, and aim, through movements of containment and imposition, to halt the processes of democratization of education, secularization of culture, and secularization of the State. In this thesis, which aims at historically analyzing the SWPM, we seek to locate the role played by the private apparatus of hegemony within the liberal-ultraconservative front in Brazil and its relations with other private apparatuses of hegemony. Methodologically, based on data mining of the SWPM website, defined as the "articulating locus" of the Movement, we extracted sources capable of revealing the relations established between SWPM and other private hegemonic apparatuses. We will discuss, through the chapters of the thesis, the development of the SWPM from its origins in 2004 to the present day, highlighting its leadership in the actions of the liberal-ultraconservative front in defense of the existence of "gender ideology," homeschooling, and the militarization of schools.
Education;Fascism;School Without Party;Brazil
1
367
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese Gabriel Paiva.pdf

Contexto

HISTÓRIA, PODER E PRÁTICAS SOCIAIS
ESTADO E PODER
HEGEMONIA BURGUESA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Banca Examinadora

GILBERTO GRASSI CALIL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO DE ARAUJO PENNA Participante Externo
RODRIGO RIBEIRO PAZIANI Docente - PERMANENTE
GILBERTO GRASSI CALIL Docente - PERMANENTE
FLAVIO HENRIQUE CALHEIROS CASIMIRO Participante Externo
RODRIGO DE AZEVEDO CRUZ LAMOSA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.