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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
FOLHETOS DE CORDEL NO ENSINO DE FÍSICA ATOMICA
RUBEN BERNARDO TEIXEIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
23/04/2021

O presente trabalho foi desenvolvido de forma a comprovar que a disciplina de Física não se resume apenas à memorização de fórmulas e cálculos complicados. Nele, procura-se mostrar de forma lúdica e harmonicamente a importância dos folhetos de cordel como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Na aplicação desse material, é apresentada uma sequência didática que aproxima teoria e prática, evidenciando o grau da importância de ensinar e aprender, respeitando, também, o saber produzido historicamente ao longo de gerações, respaldado pela teoria da aprendizagem significativa e numa pedagogia de caráter histórico-crítica. Desse modo, busca-se resposta à seguinte questão: como os folhetos de cordel podem auxiliar na aquisição efetiva de conhecimentos na disciplina de Física? Num mundo globalizado pelas tecnologias de informação e comunicação, dominado pelas ferramentas digitais, esse trabalho tem como objetivo geral buscar, através do cordel científico, uma maneira prazerosa de aprender Física, voltada para uma plena formação humana e crítica, articulando o senso comum com as descobertas científicas e valorizando o conhecimento prévio dos alunos. A metodologia aplicada no desenvolvimento desse trabalho é a pesquisa-ação, pois se verifica uma ação coletiva das pessoas envolvidas no problema sob observação, o que resulta numa investigação bem elaborada e conduzida. Sendo assim, utiliza-se o cordel numa turma de 3° ano de uma escola do ensino médio em Fortaleza-CE, usando uma sequência de ensino. Nesse material, são trabalhados os conceitos do átomo e o quantum. Durante o desenvolvimento dessa atividade, observa-se que os objetivos traçados são alcançados, sendo comprovados na análise das verificações, questionários, entrevistas, intervenções e relatórios realizados antes, durante e depois da aplicação. Verifica-se, nas discussões e nos resultados, uma aprendizagem significativa e crítica dos conceitos de átomo e quantum, tais como as descobertas do núcleo atômico e do elétron, o modelo atômico de Bohr e seus experimentos, a aplicação para os níveis de energia quantizada: ondas de elétrons, a mecânica quântica. Ao término da atividade prática em sala, mais de 50% dos discentes afirmam que o folheto de cordel e a sequência de ensino aplicada são relevantes métodos de ensino e aprendizagem da Física. Finalmente, conclui-se que os folhetos de cordel como um produto educacional possibilitam uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos da Física e sua relevância para a discussão do ensino da disciplina.

Folhetos de cordel;Ensino de Física;Sequência Fedathi;Aprendizagem significativa.
The present work was developed in an arduous but rewarding manner, which proved that the subject of Physics is not only about memorizing complicated formulas and calculations. In it, we tried to report in a playful and harmonious way the importance of the cordel pamphlets as a teaching and learning tool. In the application, we presented a didactic sequence that brought theory and practice together, emphasizing the importance of teaching and learning. It also respected the knowledge historically produced throughout generations, supported by the theory of significant learning and a critical-historical pedagogy. Therefore, we seek an answer to the following question: how can the cordel pamphlets help in the acquisition of knowledge in the subject of physics? In the globalized world by information and communication technologies, dominated by digital tools, this research aims to rescue, through scientific cordel, an enjoyable way to learn Physics, aimed at a full human and critical education, linking common sense with scientific discoveries and valuing the students' previous knowledge. The methodology applied in the development of this work was action research, because we verified a collective action of the people involved in the problem under observation, which resulted in a well-designed and conducted investigation. Thus, we used the cordel in a third grade class in a high school in Fortaleza-CE, using a teaching sequence. In this material, the concepts of the atom and the quantum were used. During the development of this activity, we found, with a rare happiness, that the objectives set were achieved, as proven in the analysis of the verifications, questionnaires, interviews, interventions, and reports made before, during, and after the application. We verified, in the discussions and in the results, a significant and critical learning of the concepts of atom and quantum, such as the discoveries of the atomic nucleus and the electron, Bohr's atomic model and his experiments, the application to the quantized energy levels: electron waves, quantum mechanics. At the end of the practical activity in the classroom, more than 50% of the students stated that the cordel booklet and the teaching sequence applied were relevant methods of teaching and learning Physics. Finally, we conclude with joy and accomplishment that the tool, i.e., the cordel leaflet as an educational product enabled an effective learning of Physics knowledge and its relevance to the discussion of the teaching of the subject.
Cordel pamphlet;Physics Teaching: Fedathi sequence;Action Research.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Folhetos de Cordel no Ensino de Física Atômica.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FOLHETOS DE CORDEL NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA ATÔMICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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