• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO APLICADOS EM UMA RESIDÊNCIA POPULAR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
MAGNO SOARES DA MOTA
DISSERTAÇÃO
03/09/2021

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) apresentam à sociedade, aos governantes e à comunidade acadêmica a necessidade iminente de discussões e de uma proposta de melhorias nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências. Somado a isso, a falta de formação específica do docente influencia na baixa motivação dos jovens em se dedicarem ao estudo das ciências. Um dos objetivos desta pesquisa é apresentar uma sequência didática, visando a propiciar avanços no ensino e aprendizagem dos alunos de Ensino Médio, contextualizando a temática ao cotidiano do aluno, a partir da compreensão de instalações elétricas. Na sequência proposta, será inicialmente demonstrada a instalação elétrica de uma residência com o auxílio de uma maquete a qual poderá ser reproduzida por outros professores e usada como um objeto de aprendizagem para as aulas de Física, fomentando novas estratégias e ideias para a relação de ensino e aprendizagem dos jovens do Ensino Médio. Como aporte teórico para ao trabalho, temos a aprendizagem significativa defendida por Ausubel, Azevêdo e Fireman (2017), Bizzo (2009) e Azevêdo e Fireman (2017). À luz da Física, a pesquisa tem como suporte teórico Halliday, Resnick e Walker (2012), Biscuola, Bôas e Doca (2012) e Luz, Álvares e Guimarães (2016). A sequência didática aplicada revelou-se favorável à adequação de outros conteúdos da Física, podendo ser aplicada por outros professores que buscam estratégias de ensino para despertar a curiosidade dos alunos pelos fenômenos científicos, os quais, muitas vezes é perdido nas séries finais do Ensino Fundamental.

Ensino de Física;Eletrodinâmica;Sequência didática
The outcomes of the International Student Assessment Program (Pisa) demonstrate to society, government officials and the academic community the imminent need for discussions and a proposal for improvements in the areas of Reading, Mathematics and Science. In addition, the lack of specific teacher training influences the low motivation of young people to dedicate themselves to the study of science. One of the main goals of this research is to present a didactic sequence, aiming to provide advances in the teaching and learning of high school students. And therefore, contextualize the theme to the student's daily life, in the perspective of the electrical installations’ comprehension. Initially in the proposed sequence, it will be demonstrated the electrical installation of a residence with the aid of a model which can be reproduced by other teachers and used as a learning object in physics classes. It will nourish new strategies and ideas for the learning and teaching relationship of high school youth. As a theoretical background to this essay, we have the meaningful learning theory, supported by Ausubel, Azevêdo and Fireman (2017), Bizzo (2009) and Azevêdo and Fireman (2017). In the light of Physics, the research is supported by Halliday, Resnick and Walker (2012), Biscuola, Bôas and Doca (2012) and Luz, Álvares and Guimarães (2016). The didactic sequence applied assents to favorable adequacy of other Physics contents and can be applied by other teachers who seek teaching strategies to arouse students' curiosity about scientific phenomena, which are often absent in the final grades of elementary school.
Physics teaching;Electrodynamics;Didactic sequence
1
153
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇAOMAGNOSOARESDAMOTA.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

FRANCISCO WAGNER VASCONCELOS DA COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO WAGNER VASCONCELOS DA COSTA Docente - PERMANENTE
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE
DIEGO ARAUJO FROTA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 21

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INTERVALOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO APLICADOS EM UMA RESIDÊNCIA POPULAR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer