• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEÓRICO-EXPERIMENTAL COM O OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
FRANCISCO SERGIO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
01/09/2021

Este estudo parte da necessidade de criar um produto educacional para ser apresentado no formato de uma sequência didática teórico-experimental (SD) composta por aulas teóricas subsidiadas por uma apostila, simulações e experimentos, destinada ao ensino de Física em tópicos de eletromagnetismo no 9º ano do Ensino Fundamental II. Ela visa contribuir com a melhoria no processo de ensinoaprendizagem. Alguns dos passos galgados para atingir os objetivos específicos foram: realizar uma revisão de literatura evidenciando o ensino de ciências no ensino fundamental de acordo com os documentos oficiais (PCN e BNCC), a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, sequências didáticas de ensino, simulações computacionais, experimentos e fundamentos da física relacionados ao eletromagnetismo; elaborar uma sequência didática composta por aulas teóricas em slides com simulações computacionais e experimentos e, em cada aula, uma questão problematizadora que leve em consideração os conhecimentos prévios e o contexto social dos alunos; elaborar uma apostila de eletromagnetismo como parte integrante do produto educacional para auxiliar professores em sua prática docente e alunos na sua prática discente; aplicar o produto educacional na turma do 9º ano da Escola Municipal José Ricardo de Matos em Russas-CE, bem como avaliar o potencial pedagógico da proposta mediante a percepção dos alunos. Para tanto, as análises de resultados foram realizadas utilizando a abordagem qualitativa, mediante respostas dos estudantes, por meio de questionário de opinião respondido depois da aplicação do produto educacional. A partir da análise dos dados, constatamos a relevância da proposta de intervenção oferecida aos estudantes do 9º ano, a maioria considera as aulas mais dinâmicas e interessantes do que as tradicionais, a construção e utilização do próprio experimento foi recurso pedagógico de maior relevância e através das simulações foi possível visualizar os fenômenos físicos. A prática envolvendo aparelhos eletroeletrônicos ajudou a correlacionar os conceitos com o cotidiano. Nesse sentido, a utilização da sequência didática teórico-experimental em aulas de física no ensino fundamental II permite aos professores mediarem o processo ensinoaprendizagem de uma forma mais enriquecedora, motivando o aluno a ter mais vontade de aprender e contribuir para que a aprendizagem seja realmente significativa.

Eletromagnetismo;Sequência didática.;Aprendizagem significativa;Experimental.
This study is based on the need to create an educational product to be presented in the form of a theoretical-experimental didactic sequence (DS) consisting of theoretical classes supported by a handout, simulations and experiments, intended for the teaching of Physics, on topics of electromagnetism in the 9th year of Elementary School II. This work aiming to contribute to the improvement of the teaching and learning process. Some of the steps taken to achieve the specific objectives were: to carry out a literature review showing the teaching of science in elementary school according to official documents (PCN and BNCC), David Ausubel's theory of meaningful learning, didactic teaching sequences, computer simulations, experiments and fundamentals of physics related to electromagnetism; prepare a didactic sequence consisting of theoretical lectures on slides with computer simulations and experiments and in each class a problematizing question that takes into account the students' prior knowledge and social context; prepare an electromagnetism handout as an integral part of the educational product to assist teachers in their teaching practice and students in their student practice; apply the educational product in the 9th grade class of the José Ricardo de Matos Municipal School in Russas-CE, as well as evaluate the pedagogical potential of the proposal through the students' perception. For this purpose, the analysis of results was carried out using the qualitative approach, through student responses, through an opinion questionnaire answered after the application of the educational product. From the data analysis, we found the relevance of the intervention proposal offered to 9th grade students, most consider the classes more dynamic and interesting than the traditional ones, the construction and use of the experiment itself was a pedagogical resource of greater relevance and through simulations it was possible to visualize the physical phenomena. The practice involving electronic devices helped to correlate the concepts with everyday life. In this sense, the use of the theoretical-experimental didactic sequence in physics classes in elementary school II allows teachers to mediate the teaching/learning process in a more enriching way, motivating the student to be more willing to learn and contribute to the learning process. really significant.
Electromagnetism;Following teaching.;Meaningful learning;Experimental.
1
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇAOFCOSERGIODASILVA.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE
PAULO DE TARSO CAVALCANTE FREIRE Docente - PERMANENTE
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 21

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEÓRICO-EXPERIMENTAL COM O OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer