• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Aprendizagem baseada em fenômenos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
MARCO ANTONIO RODRIGUES VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
09/08/2021

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo Quixadá, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho apresenta a fundamentação teórica, a elaboração e aplicação de uma proposta didática com o tema Aprendizagem Baseada em Fenômenos à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, denominado de Produto Educacional ou PE. A escolha do tema deu-se devido à facilidade de promover a construção do conhecimento explorando temas da Física, como o Eletromagnetismo conforme proposta do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. O presente trabalho, como o título sugere, visa o desenvolvimento e a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Fenômenos mediada pela Teoria de Ausubel, a qual enfatiza a importância dos conhecimentos prévios dos aprendizes ou seus subsunçores, e cujas transposições didáticas foram planejadas através de sessões didáticas fomentadas pela metodologia Sequência Fedathi. A proposta foi aplicada em uma turma do 1º ano do curso Técnico em Eletrotécnica, de uma Escola Estadual de Educação Profissional no município de Paracuru – CE. Na formatação das aulas remotas, utilizávamos a construção do mapa conceitual, como proposto por Joseph Novak. Tais mapas foram construídos em aplicativos específicos e, durante as aulas, em aplicativos da Google Suíte. Os resultados mostram que, ao procurar ensinar a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, a aprendizagem foi facilitada e motivadora e, neste caso, as metodologias ativas ou pesquisas puderam ser utilizadas como organizadoras prévias. Consideramos como positivo o resultado da aplicação do PE para o processo de ensino e da aprendizagem.

Conhecimentos;Implicações.;Metodologia ativa;Aplicativos.;Sequência Fedathi.;Aprendizagem significativa.
Master's Dissertation submitted to the Post-Graduate Program in the National Professional Master's in Physics Teaching (MNPEF) - Polo Quixadá, as part of the requirements necessary to obtain the title of Master in Physics Teaching. This work presents the theoretical foundation, the elaboration and application of a didactic proposal with the theme Learning Based on Phenomena in the Light of the Theory of Meaningful Learning, called Educational Product or PE. The choice of theme was due to the ease of promoting the construction of knowledge by exploring themes of Physics, such as Electromagnetism as proposed by the Physics Teaching Reelaboration Group. The present work, as the title suggests, aims at the development and application of the active methodology - phenomena-based learning mediated by Ausubel's Theory, which emphasizes the importance of prior knowledge of the apprentices or their subsunitors, and whose didactic transpositions were planned through sessions didactics fostered by the Fedathi Sequence methodology. The proposal was applied to a class of the 1st year of the Technical course in Electrotechnics, from a State School of Professional Education in the municipality of Paracuru - CE. In the formatting of the remote classes we used the construction of the concept map, as proposed by Joseph Novak. Such maps were built in specific applications and, during classes, in Google Suite applications. The results show that, when trying to teach from the students' previous knowledge, learning was facilitated and motivating and, in this case, the active methodologies or research, can be used as previous organizers. We consider the result of the application of the EP to the teaching and learning process to be positive.
Meaningful learning;Knowledge.;Implications;Active methodology.;Applications;Fedathi string.
1
78
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_MARCO ANTONIO_REVISADA2 - Marco Antonio Rodrigues Vasconcelos.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

FRANCISCO CARLOS CARNEIRO SOARES SALOMAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE EUCLIDES GOMES DA SILVA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO CARLOS CARNEIRO SOARES SALOMAO Docente - PERMANENTE
FRANCISCO WAGNER VASCONCELOS DA COSTA Docente - PERMANENTE
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 24

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APRENDIZAGEM BASEADA EM FENÔMENOS À LUZ DO ESTUDO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer