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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
FÍSICA & MÚSICA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA ONDULATÓRIA COM OUSO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EXPERIMENTO REMOTO
POLYANNA DE AGUIAR ROMANINI BOMBARDE
DISSERTAÇÃO
06/08/2021

Neste trabalho, apresenta-se uma abordagem multidisciplinar entre a Física e a Música, incorporando recursos tecnológicos no estudo da ondulatória, em específico das ondas sonoras, com enfoque no fenômeno da ressonância, por meio de atividade experimental da corda vibrante por acesso remoto. O Produto Educacional (PE) foi planejado como uma sequência didática constituída por treze (13) aulas fundamentadas na Teoria Aprendizagem Significativa de Ausubel. O PE foi aplicado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio particular Nova Geração –Sistema Dom Bosco de Ensino, município de Colorado/PR. Nessa proposta, buscou-se instrumentalizar práticas pedagógicas do componente curricular de Física para se aproximarem das situações do cotidiano e dos interesses dos alunos, mas também que proporcionassem o uso de Tecnologias de Informação (TIs) de forma contextualizada a partir de uma abordagem STEAM. Assim, foram desenvolvidas modelagens computacionais para analisar, por meio do software Audacity, as características dos sons tais como a frequência e a intensidade de ondas sonoras. A utilização dos diversos instrumentos avaliativos permitiu ampliar a visualização dos indicativos da aprendizagem significativa. Nesse sentido, explorou-se, junto aos alunos, diversas atividades para que eles pudessem relacionar a vibração de uma corda de um instrumento musical com o fenômeno de ressonância. Verificou-se também a correlação entre as frequências de vibração das cordas e suas respectivas notas musicais como método de afinação de um violão. Além disso, no contexto STEAM, é proposto o experimento da corda vibrante manipulado remotamente por meio da internet. A partir da análise dos dados experimentais, determinou-se a velocidade de propagação de uma onda estacionária. Verificou-se que a atividade por acesso remoto, além de despertar um forte interesse dos alunos, flexibilizou a dinâmica em sala de aula, considerando a carência de recursos e assistência em laboratórios de ciências das escolas brasileiras. De uma forma geral os resultados foram bem satisfatórios.

Física;Ressonância;Acesso Remoto;Música;Tecnologia de informação
In this works presented a multidisciplinary approach between Physics and Music, incorporating technological resources in the wave study, about sound waves specially, focusing on the resonance's phenomenon, through vibrating string's experimental activity by remote access. The Educational Product (EP) was planned as a didactic sequence consisting of thirteen (13) classes based on Ausubel's Meaningful Learning Theory. The EP was applied to a first grade high school 's classroom at the private school Nova Geração - Dom Bosco Teaching System, in Colorado/PR. This proposal sought to instrumentalize pedagogical practices of the Physics curriculum components, to bring them to the students' daily situations and interests, besides provide the use of information’s technologies (IT) in a contextualized way from a STEAM approach. Therefore, computational models were developed to analyze, through the Audacity software, the characteristics of sounds such as frequency and sound waves' intensity. The different evaluation instruments' use allowed to expand the meaningful learning’s indications visualization. In this sense, several activities were explored with the students so they could relate the musical instrument's vibration string with the resonance's phenomenon. It was also verified the correlation between the strings vibration's frequencies and their respective musical notes as a tuning a guitar method. Besides that, in the STEAM context, is proposed the manipulated remotely vibrating string experiment through the internet. From the experimental data's analysis, the propagation velocity of a standing wave was determined. It was verified that the remote access activity, in addition to arousing a strong interest in the students, made the classroom's dynamics more flexible, considering the resources and assistance's lack in Science laboratories in Brazilian schools. In general, the results were very satisfactory.
Physics;Music;Resonance;Information´s Technological;Remote access.
01
305
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO POLYANNA ROMANINI_MNPEF_UEM.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JEAN JACQUES BONVENT Docente - PERMANENTE
HATSUMI MUKAI Docente - PERMANENTE
PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FÍSICA & MÚSICA UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA ONDULATÓRIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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