• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAPARA O ENSINO DE FÍSICA COM APLICAÇÃO DA PLATAFORMA INVENTOR
EDSON VICENTE DA SILVA PAZ
DISSERTAÇÃO
17/12/2021

A inserção de tecnologias digitais, como a dos dispositivos móveis, entre eles os celulares smartphones, nas práticas pedagógicas para o ensino de Física, pode tornar o conteúdo mais agradável e a aula facilitada pelo uso dainternet. Por isso, cabe ao professor adaptar a sua forma de ensinar às essas novas tecnologias. O propósito do presente estudo foi desenvolver um Produto Educacional (PE) nomeado Tutor Físicae propor sua utilização em uma sequência didática de ensino sobre “Energia e suas Transformações”, com auxílio de dispositivo móvel. Os públicos-alvo foram professores e alunos dos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, bem como, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, os docentes participantes do projeto receberam por videoconferência a aplicação dos planos de aulas propostos pelo professor,autor da presente dissertação, uma etapa importante para o conhecimento e adaptação no manuseio do material pedagógico. Em seguida, o professor realizou a aplicação para duas turmas, enquanto os outros professores participantes aplicaram para sete turmas por videoconferência. Além dos relatos do autor, os docentes responderam um questionário sobre o uso do Tutor Física em aula, sendo 16 questões de alternativas em escala linear de avaliação com justificativas e 2 questões abertas, nas quais eles relataram detalhadamente as aplicações e fizeram sugestões de melhorias. O PE foi considerado bom e/ou excelente para 12 quesitos avaliados, não houve avaliação considerada ruim. De maneira geral, os professores acharam o App Tutor Física fácil de usar e inovador, além de fornecer acesso a plataformas online. Os alunos se mostraram mais interessados e motivados pelo uso do smartphone em sala de aula, resultando em melhor aprendizagem do conteúdo. Dentre as principais sugestões, estão a criação de mais tarefas, questionários e recursos lúdicos no próprio aplicativo.

Material didático-pedagógico;Tecnologia digital;Construtivismo;Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
The insertion of digital technologies,such as mobile devices, including cellphones smartphones, in the pedagogical practices for teaching Physics, can make the content more pleasant and the classes facilitated by the use of the internet. Therefore, it depends on the teacher to adapt the way of teaching in faced with this new globalized culture. The purpose of this study was to develop an Educational Product (EP), named Tutor Física, and propose its use in a didactic teaching sequence on "Energy and its Transformations" with the help of mobile device. The target audiences were teachers and students from the late and early years of elementary and high school respectively, as well as from youth and adult education (EJA). Initially, the teachers participating in the project received by videoconference the applications of the lesson plans proposed by the teacher who developed the application (author of the present dissertation), an important step for knowledge and adaptation for handling the pedagogical material. Subsequently, the teacher who created Tutor Física conducted the application for two classes, while the other participating teachers applied for seven classes by videoconference. In addition to the reports of the author of the present study, the teachers answered a survey regarding the use of Tutor Física in class, with 16 questions of alternatives on a linear scale of assessment with justifications and 2 open questions, in which they reported with details the applications and made suggestions for improvements. The EP was considered good and/or excellent for 12 evaluated items, there was no evaluation considered bad. In general, teachers found the Tutor Física App. easy to use and innovative, besides to provide access to online platforms. Students seemed to be more interested and motivated by the use of smartphones in the classroom, resulting in better learning of the content. Among the main suggestions are the creation of more activities, questionnaires and playful resources in the application itself.
Teaching-Learning Material;Digital technology;Constructivism;Information and Communication Technologies (ICTs).
01
145
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Edson da Silva Paz_MNPEF_polo 20_UEM.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

LUCIANO GONSALVES COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANO GONSALVES COSTA Docente - PERMANENTE
MAURICIO ANTONIO CUSTODIO DE MELO Docente - PERMANENTE
ADRIANA DA SILVA FONTES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APLICATIVO “TUTOR FÍSICA” PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE “ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES” TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer