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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ABORDAGEM DO CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
JOSE FELIPE HNEDA
DISSERTAÇÃO
04/03/2022

No presente trabalho, propomos a investigação sobre o seguinte dilema: Como trabalhar o conceito de campo elétrico em sua complexidade de forma que os alunos do ensinomédio tenham uma aprendizagem significativa? Para tal, realizamos a elaboração, desenvolvimento e análise de registros referentes à aplicação em três turmas de terceiros anos de ensino médio, do produto educacional - DA ELETRIZAÇÃO À INTERAÇÃO A DISTÂNCIA: que é basicamente um conjunto de roteiros contendo orientações para os alunos e professores, seguindo uma sequência didática, organizados em três momentos e subdivididos em doze práticas. Prática, neste referido trabalho, significa a proposta e também o desenvolvimento experimental damesma, logo, preocupando-se com a transposição didática, pormeio das quais visamos possibilitar aos alunos explorar os conceitos de carga elétrica,força elétrica e campo elétrico, realizando experimentos, em um processo dinâmico, sentindo-semotivados pela própria curiosidade e buscando elementos dentro deseus conhecimentos prévios que os auxiliem nessa jornada, desvendando o processo de intercomunicação do que ele já sabe com as novas descobertas, tornando assim sua aprendizagem significativa. Pela análise qualitativa e quantitativa da aplicação do produto educacional, percebeu-se indícios de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos se mostraram interessados, e buscaram solucionar os problemas propostos.

Eletrização;Carga Elétrica;Lei de Coulomb;Experimentação;Demonstração.
This study proposes an investigation of the following dilemma: How can the concept of electric field be introduced in its complexityso that high school students can experience meaningful learning? To achieve such objective,we elaborated, developed and analyzed reports of the use of the educational product – FROM ELECTRIZATION TO DISTANCE INTERACTION – in three high school classes. Basically, the educational product is a set of instructions to students and teachers, following a teaching unit, organized in three moments and subdivided into twelve practices. In this work, practice means the proposal and its experimental development, therefore, there is special concern with the didactic transposition, through which we intend to allow students to explore concepts of electric charge, electric force, and electric field. Students are encouraged to carry out experiments, in a dynamic process, feeling motivated by curiosity and seeking elements from their previous knowledge to help them in this journey, unveiling an intercommunication process between what they already know and their new discoveries, thus making their learning more meaningful. The results of the qualitative and quantitative analyses of the educational product, we observed evidence ofmeaningful learning, since students were interested and sought to solve the problems proposed.
Electrization;Electric field;Coulomb’s Law;Experimentation;Demonstration.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ANDRE MAURICIO BRINATTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HERCILIA ALVES PEREIRA DE CARVALHO Docente - COLABORADOR
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
SERGIO DA COSTA SAAB Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DA ELETRIZAÇÃO À INTERAÇÃO A DISTÂNCIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
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