Não é de hoje que se percebe, embora a física goze de bastante prestígio perante a
sociedade, que a aceitação perante os alunos, é uma das piores quando comparado com outras
disciplinas do ensino médio. Porém, olhando na história da educação, nada foi tão presente e
efetivo, mesmo nas diferentes revoluções tecnológicas, como a experimentação. A
experimentação é flexível, pode ser utilizado em aulas lúdicas, em pesquisas científicas, em
projetos de aprendizagem por investigação. Nessa prerrogativa, surge a ideia, de desenvolver
um kit de eletricidade prática, que seja de fácil construção e utilização, que seja efetivo em
relação as competências e habilidades propostas pela BNCC do ensino médio, e que seja
visualmente interessante. O objetivo desse trabalho, é apresentar um produto, ancorado em um
conceito construtivista de ensino, amparado pelas ideias de John Dewey e David Ausubel, e
utilizá-lo em uma sequência didática, como alternativa para o ensino de circuitos elétricos,
através de uma metodologia ativa de ensino chamada de IBL (Inquiry based learning),
aprendizagem por investigação. IBL é um método de ensino centrado no aluno, com foco na
descoberta do conhecimento, onde o professor se torna um facilitador e motivador dessa
descoberta. Esse trabalho dá ao aluno a oportunidade de descobrir, através da interação com os
seus colegas e com o professor, conceitos fundamentais da eletrodinâmica