• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
KIT ELETRICIDADE PRÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO
ANDRE FELIPE ASTROGILDO DE LIMA
DISSERTAÇÃO
04/02/2022

Não é de hoje que se percebe, embora a física goze de bastante prestígio perante a sociedade, que a aceitação perante os alunos, é uma das piores quando comparado com outras disciplinas do ensino médio. Porém, olhando na história da educação, nada foi tão presente e efetivo, mesmo nas diferentes revoluções tecnológicas, como a experimentação. A experimentação é flexível, pode ser utilizado em aulas lúdicas, em pesquisas científicas, em projetos de aprendizagem por investigação. Nessa prerrogativa, surge a ideia, de desenvolver um kit de eletricidade prática, que seja de fácil construção e utilização, que seja efetivo em relação as competências e habilidades propostas pela BNCC do ensino médio, e que seja visualmente interessante. O objetivo desse trabalho, é apresentar um produto, ancorado em um conceito construtivista de ensino, amparado pelas ideias de John Dewey e David Ausubel, e utilizá-lo em uma sequência didática, como alternativa para o ensino de circuitos elétricos, através de uma metodologia ativa de ensino chamada de IBL (Inquiry based learning), aprendizagem por investigação. IBL é um método de ensino centrado no aluno, com foco na descoberta do conhecimento, onde o professor se torna um facilitador e motivador dessa descoberta. Esse trabalho dá ao aluno a oportunidade de descobrir, através da interação com os seus colegas e com o professor, conceitos fundamentais da eletrodinâmica

Aprendizagem por investigação;Circuitos elétricos;Kit eletricidade;Experimentação;Learning by doing.
It is not from today that is possible to realize that, despite the prestige that physics receives from society, the students, generally speaking, are not much receptive to it, otherwise, it is considered by them as one of the most difficult subject in the high school. However, looking to the history of education, nothing has been so effective and present, even in the different technological revolutions, as the experimentation. The experimentation is flexible, it can be used in playful classes, in scientific researches, in inquiry-based learning projects. Following this way of thinking, the idea is born: to develop a practical electrical kit, easy to build and use, effective, concerning to the skills and abilities suggested by BNCC (Brazilian - National common curriculum basis) to high school, and visually interesting. This dissertation goal is to present a product anchored in a constructivist teaching concept, supported by the ideas of John Dewey and David Ausubel, and use it in a sequence, as an alternative of electrical circuits teaching, through a teaching active methodology known as IBL (Inquiry based learning), which is a teaching method focused in the student knowledge discover, in which the teacher becomes someone that is there to guide and motivate the discoveries of the students. This proposal allows the student to have the opportunity of discovering, interacting with other students and the teacher, and discover the fundamental electrodynamics concepts.
IBL Inquiry based learning;Electrical circuits;Electricity kit;Experimentation;Learning by doing.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

SERGIO DA COSTA SAAB
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
HATSUMI MUKAI Docente - PERMANENTE
SERGIO DA COSTA SAAB Docente - COLABORADOR
LUIZ AMERICO ALVES PEREIRA Docente - COLABORADOR
HERCILIA ALVES PEREIRA DE CARVALHO Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
KIT ELETRICIDADE PRÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer